Polinômios no dia-a-dia

Muitas funções polinomiais podem ser facilmente resolvidas com o auxílio de uma calculadora

keypad image by vashistha pathak from Fotolia.com

Mesmo que muitos de nós não percebamos, diversas profissões estão usando polinômios em seu dia-a-dia. Os mais óbvios, naturalmente, são os matemáticos, mas eles podem também ser usados em campos que vão desde construção à meteorologia. Mesmo que os polinômios ofereçam uma informação limitada, eles podem ser usados com análises mais sofisticadas para colher mais dados.

O que é um polinômio?

Polinômios são expressões algébricas que adicionam constantes e variáveis. Os coeficientes multiplicam as variáveis, que são, por sua vez, elevados a diversas potências por expoentes integrais não-negativos.

Como resolver um polinômio

Essas equações são resolvidas encontrando a variável. Polinômios vêm em diversas formas, algumas das quais devem ser resolvidas de forma específica. Fatorações, equações racionais e extrações de raiz podem resolver estas nas quatro graus mais baixos. Por exemplo, equações de segundo grau (de forma f(x) = ax^2 + bx + c) podem ser resolvidas pela equação quadrática (ax^2 + bx + c = 0). Equações de terceiro grau são resolvidas pela equação cúbica, e equações de quarto grau pela equação quártica.

Como os polinômios são usados?

Engenheiros usam polinômios para visualizar as curvas de montanhas-russas

rollercoaster image by JASON WINTER from Fotolia.com

Desde que os polinômios são usados para descrever curvas de diversos tipos, as pessoas costumam utilizá-los para visualizar curvas. Por exemplo, construtores de montanhas-russas podem usar polinômios para descrever as curvas de seus trilhos, e também combinações de funções polinomiais às vezes são usadas em estudos de economia para fazer análises de custo.

Polinômios na modelagem e física

Polinômios podem também ser usados para modelar diferentes situações, como no mercado de ações, a fim de prever como os preços podem variar ao longo do tempo, ou como o aumento e queda dos preços de determinado bem irá afetar sua venda. Os polinômios, ainda, podem ser usados na física para descrever a trajetória de um projétil, e os polinômios integrais (soma de diversos polinômios) podem ser usados para expressar conceitos como energia, inércia e diferença voltaica, por exemplo.

Polinômios na Indústria

Para pessoas que trabalham em indústrias que lidam com fenômenos físicos ou modelando situações futuras, os polinômios são muito úteis, e incluem a todos, desde engenheiros a executivos. Para o resto de nós, eles estão menos aparentes, mas provavelmente ainda o usamos para predizer como a mudança de um ponto em nossas vidas pode influenciar outro, mesmo sem percebermos.

eHow Brasil
×