Polinômios no dia-a-dia

••• keypad image by vashistha pathak from Fotolia.com

Mesmo que muitos de nós não percebamos, diversas profissões estão usando polinômios em seu dia-a-dia. Os mais óbvios, naturalmente, são os matemáticos, mas eles podem também ser usados em campos que vão desde construção à meteorologia. Mesmo que os polinômios ofereçam uma informação limitada, eles podem ser usados com análises mais sofisticadas para colher mais dados.

O que é um polinômio?

Polinômios são expressões algébricas que adicionam constantes e variáveis. Os coeficientes multiplicam as variáveis, que são, por sua vez, elevados a diversas potências por expoentes integrais não-negativos.

Como resolver um polinômio

Essas equações são resolvidas encontrando a variável. Polinômios vêm em diversas formas, algumas das quais devem ser resolvidas de forma específica. Fatorações, equações racionais e extrações de raiz podem resolver estas nas quatro graus mais baixos. Por exemplo, equações de segundo grau (de forma f(x) = ax^2 + bx + c) podem ser resolvidas pela equação quadrática (ax^2 + bx + c = 0). Equações de terceiro grau são resolvidas pela equação cúbica, e equações de quarto grau pela equação quártica.

Como os polinômios são usados?

rollercoaster image by JASON WINTER from Fotolia.com

Desde que os polinômios são usados para descrever curvas de diversos tipos, as pessoas costumam utilizá-los para visualizar curvas. Por exemplo, construtores de montanhas-russas podem usar polinômios para descrever as curvas de seus trilhos, e também combinações de funções polinomiais às vezes são usadas em estudos de economia para fazer análises de custo.

Polinômios na modelagem e física

Polinômios podem também ser usados para modelar diferentes situações, como no mercado de ações, a fim de prever como os preços podem variar ao longo do tempo, ou como o aumento e queda dos preços de determinado bem irá afetar sua venda. Os polinômios, ainda, podem ser usados na física para descrever a trajetória de um projétil, e os polinômios integrais (soma de diversos polinômios) podem ser usados para expressar conceitos como energia, inércia e diferença voltaica, por exemplo.

Polinômios na Indústria

Para pessoas que trabalham em indústrias que lidam com fenômenos físicos ou modelando situações futuras, os polinômios são muito úteis, e incluem a todos, desde engenheiros a executivos. Para o resto de nós, eles estão menos aparentes, mas provavelmente ainda o usamos para predizer como a mudança de um ponto em nossas vidas pode influenciar outro, mesmo sem percebermos.

Mais recentes

×