Como polir um chifre de vaca

Chifres de vaca vêm sendo polidos e usados como decoração por todas as classes sociais por pelo menos uns 10 séculos, embora os chifres se deteriorem com o tempo e, assim, exemplos de mais de alguns séculos sejam raros de se achar. Hoje, se você tiver um rancho ou conhecer alguém com acesso a chifres de vaca, é relativamente fácil arranjar um chifre e poli-lo para deixá-lo belo e brilhante.

Passo 1

Preencha um recipiente pela metade com água e coloque o chifre nele. Leve o recipiente para ferver por 10 minutos. Derrame a água e retire o chifre com uma toalha para evitar queimar os seus dedos.

Passo 2

Use uma lima para retirar qualquer anormalidade grande no chifre enquanto este ainda está quente e mole.

Passo 3

Use a lima e papel de lixa 60 para limpar o lado de dentro do chifre. Você pode lixar a parte de dentro em movimentos circulares. Use uma máscara de oxigênio enquanto estiver mexendo no chifre daqui em diante, pois o pó que o chifre solta é prejudicial aos seus pulmões.

Passo 4

Coloque uma folha de lixa 60 em uma superfície plana e segure a ponta mais grossa do chifre a um ângulo de 90 graus em relação à folha. Esfregue a ponta grossa pela lixa várias vezes até que ela fique nivelada e lisa.

Passo 5

Lixe o lado de fora do chifre, começando com a lixa 60, da parte grossa até a mais fina. Tenha cuidado para não lixar todo o chifre.

Passo 6

Siga lixando, agora com a lixa 100. Use menos força ao começar a sentir o chifre mais liso.

Passo 7

Siga lixando, por fim com a lixa 220, lixando mais levemente, do mesmo modo de antes. O chifre já deve estar bem liso e brilhante a esta altura.

Passo 8

Passe a palha de aço pelo chifre para dar um brilho a mais.

Passo 9

Passe cera de carro de boa qualidade pelo chifre, tendo cuidado de não passar tão forte a ponto de atravessar o chifre. Passe um pano seco e limpo e você terá acabado.

Mais recentes

×