×
Loading ...

Como usar um ponto-e-vírgula ao invés de um ponto em um currículo

O ponto-e-vírgula é uma pontuação que tem uma longa história. De acordo com o Slate, ele foi usado de várias formas durante a história. Na Grécia Antiga, a pontuação significava uma interrogação. Entretanto, em meados do século XVIII, essa marcação foi usada para indicar pausas em textos escritos, com a regra geral de que o ponto-e-vírgula indicavam uma pausa que era mais longa que a pausa da vírgula. Contudo, atualmente o uso dessa pontuação e um pouco diferente.

Instruções

O ponto e vírgula pode ser substituido por ponto em um currículo, mas só sob as condições corretas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Use o ponto-e-vírgula para separar duas orações que poderiam ser separadas por um ponto. Compare os seguintes exemplos “Eu me formei na USP. Depois eu me matriculei em um curso de pós-graduação na Unicamp” e "Eu me formei na USP; depois eu me matriculei em um curso de pós-graduação na Unicamp”.

    Loading...
  2. Crie uma pausa entre duas orações relacionadas, onde a primeira contém uma ou mais vírgulas. Um exemplo que pode ser escrito em um currículo: “Eu posso falar português, inglês, japonês, e espanhol; planejo aprender italiano no próximo ano.”

  3. Quebre o ritmo das partes do currículo que apresentam sentenças curtas e quebradas. Caso esteja listando o número de conquistas, é possível variar a cadência da escrita usando menos pontos e mais ponto-e-vírgula.

  4. Destaque a relação entre dois pensamentos. Por exemplo, em um currículo é possível dizer, “Morei um ano em Paris; sou a pessoa ideal para interagir com clientes franceses.”

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...