Como fazer um portfólio para cabeleireiros
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Os cabeleireiros às vezes fazem penteados, pinturas e cortes tendo como base revistas ou portfólios de outros profissionais. Para uma pessoa poder exercer a profissão de cabeleireiro, ela deverá fazer um curso profissionalizante com aulas práticas e obter o certificado que lhe habilitará a exercer o ofício. O profissional deverá também provar suas habilidades, se pretender trabalhar em um salão de renome. O portfólio é para o cabeleireiro que pretende se candidatar a uma vaga em um grande salão. Ele é tão importante quanto o currículo, pois nele são colocadas imagens dos trabalhos do cabeleireiro. Isso demonstrará suas habilidades e seu estilo pessoal para potenciais empregadores. Esses, por sua vez, fornecerão um catálogo de opções de estilo para os potenciais clientes escolherem.
Step 1
Faça fotos de "antes e depois" dos cortes, penteados e pinturas que você fizer. Escolha uma variedade de modelos com diferentes tipos de cabelo, comprimentos e estilos para demonstrar todas as suas habilidades. Se possível, contrate um fotógrafo para dar mais qualidade às suas fotos.
Step 2
Imprimas as fotos com 20 cm x 25 cm em papel fotográfico de alta qualidade. Você pode fazer isso em casa ou em uma loja especializada. Além disso, se você contratar um fotógrafo, pode pedir que ele imprima as imagens.
Step 3
Coloque as fotos nas capas de plástico transparente para protegê-las contra danos. Coloque-as em um fichário ou em uma pasta.
Step 4
Coloque as fotos em um fichário para facilitar o manuseio dos potenciais empregadores ou clientes. Ao inserir as fotos, deixe os olhos direcionados para o centro do fichário. Uma pasta desse tipo também facilitará a colocação e a remoção das fotos e de outros itens.
Step 5
Divida as fotos em seções etiquetadas usando divisórias como guias. Divida-as de acordo com sua evolução e experiência e também de acordo com o estilo dos penteados e cortes, por exemplo: "cortes curtos", "penteados longos", etc; separe também por diferença de cores. Se você for usar o seu portfólio para buscar um emprego, pode optar por incluir divisórias para seu currículo, resumo das suas experiências, cartas de referência e uma cópia de seu certificado.
Referências
- Bureau of Labor Statistics: Cabeleireiros, esteticistas e outros profissionais da área de beleza pessoal [em inglês]
- World Wide Learn: Fazendo um portfólio para a área de beleza pessoal; Lynsey Hemstreet [em inglês]
- Hair Boutique.com: Faça um portfólio, consiga o emprego dos seus sonhos; Karen Marie Shelton; 10 de abril de 2010 [em inglês]
Sobre o Autor
Kelly Smith has been writing professionally since 2010. She writes for various websites, specializing in health and literature. Smith is a certified pharmacy technician with more than five years of professional experience. She holds a Bachelor of Arts in English with a minor in multimedia communications from Regent University in Virginia Beach, Virginia.
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images