Posso pintar o quadro de distribuição de energia elétrica?

Comstock/Comstock/Getty Images
Transformar o ambiente externo da sua casa em um relaxante oásis de tranquilidade envolve remover, esconder ou disfarçar objetos que parecem intrusos à paisagem natural do seu jardim ou quintal. Após a reforma do seu ambiente, quando todo o lixo for removido e as ferramentas guardadas, certamente você ficará tentado a estender ao seu ambiente externo uma boa pintura que combine com o esquema de cores da sua casa. Há, contudo, algumas precauções a serem observadas antes de pintar o seu quadro externo de distribuição de energia elétrica.
Regras locais de construção
Antes de pintar o quadro de distribuição, consulte o fornecedor de energia elétrica a respeito de qualquer impedimento ou restrição que possa existir a respeito de intervenções na instalação elétrica e no quadro de distribuição. Se você vive em um edifício ou condomínio, consulte ao síndico antes de realizar a pintura.
Embutindo o quadro de distribuição
Uma opção que pode servir para ocultar o quadro de distribuição é embuti-lo por trás de uma tampa ou porta decorada. Da mesma maneira, verifique as normas de segurança e regras locais sobre embutir o quadro. As normas geralmente são bem específicas sobre quais materiais você pode ou não utilizar e as medidas e distâncias devem ser respeitadas ao redor do quadro.
Acesso ao quadro de distribuição
Ao embutir o quadro de distribuição com uma tampa ou porta, o acesso deve permanecer fácil para a leitura do consumo elétrico bem como para a manutenção realizada pela companhia de eletricidade, quando necessária. Ou seja, jamais use cadeados ou trancas complicadas. Em alguns casos, o acesso dificultado à leitura do consumo de eletricidade pode levar a leituras estimadas, que podem ser maiores do que o consumo real.
Cuidados ao pintar
Antes de iniciar a pintura, cubra todos os medidores e conectores elétricos com fita adesiva e/ou filme plástico. A tinta, por ser inflamável, pode aumentar as chances de incêndio em caso de curto-circuito ou emissão de faíscas. Limpe bem a superfície com um pano úmido, mas evite utilizar agentes de limpeza inflamáveis como álcool ou aguarrás.
Pintando o quadro de distribuição
Se você optar por pintar o quadro, procure por uma tinta para exteriores de látex ou a óleo. Limpe a superfície do quadro e, caso este seja de metal, aplique duas demãos de primer anti-ferrugem. Se estiver utilizando tinta a óleo, mantenha a aguarrás ou outros solventes longe de seu trabalho. Você pode pintar também a parte interna da portinhola do quadro de distribuição, mas não pinte mais nada lá dentro. Aplicar tinta sobre fusíveis, conduítes ou disjuntores pode ser perigoso.
Mais Artigos
Como remover tinta de um azulejo→

Que tipo de tinta usar em uma garagem?→

Como encontrar o código da cor da pintura externa de um Ford→

Qual tinta spray devo usar para pintar uma estátua de concreto em ambiente externo?→

As luzes do teclado do meu MacBook Pro não funcionam→

Como pintar o alambrado de metal da cerca→

Referências
Sobre o Autor
Janet Beal has written for various websites, covering a variety of topics, including gardening, home, child development and cultural issues. Her work has appeared on early childhood education and consumer education websites. She has a Bachelor of Arts in English from Harvard University and a Master of Science in early childhood education from the College of New Rochelle.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images