Como posso saber as horas por uma sombra do sol ou em um relógio de sol?

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Se você tem estado fora no início da manhã, pode ter notado que seu corpo forma sombras longas, que se encolhem até desaparecer, perto do meio-dia. Na parte da tarde, elas reaparecem em outra direção e crescem até o sol se pôr à noite. Os relógios de sol tiram proveito dessa mudança das sombras, traçando essas variações ao longo do arco de um círculo. Um ponteiro inclinado, chamado Gnômon, lança uma sombra ao longo de diferentes partes do relógio à medida que a hora avança. Você pode estimar o tempo aproximado do dia lendo a hora mais próxima no mostrador, ou pode fazer o seu próprio relógio de sombra usando uma coluna ou poste.

Relógio de sol

Passo 1

Anote o número sobre o qual a sombra está. Isto diz a hora. Se a sombra está entre dois números, leia a hora anterior.

Passo 2

Estime o quanto a sombra se moveu em direção ao próximo número. Isso representa os minutos após a hora. Por exemplo, se a sombra progrediu um quarto do caminho para o 10, é cerca de 9:15.

Passo 3

Confira uma tabela ou gráfico da equação do tempo para determinar quantos minutos você deve adicionar ou subtrair da hora solar para obter a hora local. Por exemplo, se o relógio marca 09:15 em 22 de setembro, a tabela da equação do tempo irá lhe dizer que está sete minutos adiantado. Portanto, o tempo local é, na verdade, 9:08.

Sombras

Passo 1

Encontre um objeto vertical alto para servir de Gnômon, tal como uma coluna ou um poste.

Passo 2

Determine a sua latitude. Você pode encontrá-la usando um mapa, um GPS ou um website, como o geocoder.us (apenas para os Estados Unidos).

Passo 3

Determine o ângulo que a sombra forma a cada hora. Você pode encontrar isso digitando sua latitude em um site que faz esses cálculos, como o Derbyshire Sundials, ou usando a equação D = (tg t).(sen Ø), onde D é o ângulo entre a linha de meio-dia e da hora a ser calculada, t é o tempo medido em graus e minutos de um arco e Ø é a latitude.

Passo 4

Marque cada ângulo com uma pedra ou outro objeto pesado. As pedras devem ser colocadas em locais onde a extremidade da sombra irá tocar.

Passo 5

Leia as sombras da mesma forma que um relógio de sol.

Mais recentes

×