Como fazer pratos de porcelana

•••

As rotas de comércio entre a China e a Itália prosperaram quando Marco Polo levou a primeira faiança para Florença. Chamada adoravelmente de “porcellana”, esses excelentes objetos de argila se tornaram uma obsessão para o Grão Duque Francesco de Médici. Por isso ele contratou artesãos do palácio para fazer milhares de pratos de porcelana, desafiando os trabalhadores a experimentar com estilos, fornos, misturas de argila e esmaltes. Apesar de o estúdio ter sido desmontado com sua queda em 1587, a arte dos pratos de porcelana nunca desapareceu.

Passo 1

Escolha entre dois moldes de gesso que encaixem um no outro, um de forma côncava e outro convexa, e um molde de um lado só que pode ser de diversos materiais, incluindo isopor. Qualquer que seja sua escolha, borrife lubrificante sobre as superfícies para que você possa retirar o prato sem quebrar. O WD-40 é recomendado; óleo em spray para cozinha também funciona.

Passo 2

Amasse o caulim com água de acordo com as instruções da embalagem. Achate-o com uma faca ou rolo de massa. Está usando um molde com dois lados? Coloque a argila de um lado e use uma esponja orgânica para tapá-la de modo que ela contorne o molde. Usando um molde só? “Amasse” ou “pressione” a argila enrolada para dentro do molde. Em ambos os casos, use ferramentas de escultura, de dentista ou instrumentos para trabalhar com argila e uma esponja orgânica úmida para tirar excessos e suavizar a superfície.

Passo 3

Baixe o segundo molde na argila se estiver utilizando um sistema de dois moldes. Determina de que espessura seu prato será pela quantidade de compressão que aplica ao molde do prato de porcelana. Use uma esponja úmida para comprimir a argila enquanto ela está sendo trabalhada para evitar que ela entorte. Pule esta etapa se estiver usando um molde único.

Passo 4

Seque o prato completamente – por até 48 horas. Remova-o do molde e aplique pasta de argila caulim para preencher as desigualdades. Iguale as superfícies com uma lixa ou ferramentas. Artesãos de porcelana recomendam uma plaina ou lima. Esses tipos de ferramentas de carpintaria imitam um ralador de queijo e fazem um excelente trabalho, deixando a porcelana lisa. Limpe as marcas das ferramentas usando uma esponja orgânica úmida.

Passo 5

Aqueça o prato de porcelana a 980 graus Celsius. Essa temperatura relativamente baixa é a chave para se produzir a porosidade pela qual a porcelana é conhecida. Ela também prepara a superfície para ser esmaltada.

Passo 6

Mergulhe os pratos em esmalte comercial manufaturado a partir de pegamatita e quartzo e misturado pouco antes da aplicação. Esse selante transparente requer banhos rápidos. É necessário ter habilidade e paciência para segurar o prato enquanto se realiza o processo. Seque o prato de porcelana cuidadosamente – pelo menos durante 48 horas – antes de retocar de leve as superfícies com sua ferramenta preferida, para remover pingos, manchas, falhas e trechos com desigualdades. Aqueça o prato de porcelana de novo – desta vez, a 1380 graus Celsius – para completar o processo.

Mais recentes

×