A farinha pode estragar?
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Os grãos estão entre os mais duráveis dos alimentos básicos, e alguns podem permanecer comestíveis por anos se armazenado adequadamente. A farinha feita a partir de grãos é também durável, e pode ser armazenada à temperatura ambiente durante meses. Uma vez feita, ela tem uma vida útil finita antes que ela se estrague. A farinha branca pode cheirar mofo ou velha, e pode desenvolver sabores que lembram papelão ou plástico. As farinhas de grãos inteiros desenvolvem sabores ruins picantes, conforme as gorduras do germe se tornam rançosas.
Processo de moagem
Durante séculos, os grãos inteiros foram moídos entre as pedras em um almofariz e pilão de quintal ou em um moinho comercial em grande escala para fazer farinha. Os moinhos modernos usam uma série de rolos de alta velocidade e peneiras para quebrar os grãos e remover o germe de trigo e o farelo de trigo, que são ricos em gordura e tornam-se rapidamente rançosos em armazenamento. A porção restante do trigo, o endosperma, é moído em uma consistência muito fina, sendo envelhecido naturalmente ou tratado com um agente químico de branqueamento.
Validade da farinha branca
A farinha branca comercial que emerge do processo de moagem moderna tem quase todas as gorduras, e, infelizmente, quase todos os nutrientes retirados dela. As vitaminas são recolocadas depois da moagem, resultando em uma farinha enriquecida, e antioxidantes tais como ácido ascórbico são adicionados para prolongar a vida de prateleira do produto. Quando armazenada em local seco ou em um recipiente hermético, a farinha branca tem uma vida útil de oito meses a um ano. Se a farinha absorve qualquer quantidade significativa de umidade do ar, a sua vida de prateleira pode ser encurtada em 50% ou mais.
Validade da farinha de trigo integral
Apesar da farinha de trigo integral moderna ser tão processada quanto a variedade branca, é mais nutritiva e rica em fibra, porque, no fim do processo de moagem, a maioria do farelo e boa parte do germe são adicionados de volta a ela. Isso resulta em uma farinha mais escura e mais nutritiva, que assa um pão marrom e denso. A farinha de trigo integral tem uma vida de prateleira de apenas três a quatro meses, por causa do farelo e do germe. Isso pode ser prorrogado com o ensacamento hermético da farinha e o armazenamento na geladeira ou no freezer.
Validade de outras farinhas
Centeio, cevada, milho e farinha de aveia são tipicamente produzidas como farinhas integrais, completadas com o seu farelo e o gérmen. Estes são perecíveis, e só devem ser estocados por três ou quatro meses como regra. Eles podem ser mantidos por seis meses no freezer, devidamente embalados. Embora seja integral, farinha kamut durará quase tanto tempo quanto a farinha branca, porque tem um teor naturalmente mais baixo de umidade. A farinha de arroz demonstra a vida de prateleira mais curta do farelo e do gérmen, até mais do que a farinha de trigo. A farinha de arroz integral só pode ser armazenada de três a quatro meses, enquanto que a farinha de arroz branco durará indefinidamente.
Referências
- "On Food and Cooking: The Science and Lore of the Kitchen"; Harold S. McGee; 2004 [em inglês]
- "The Bread Baker's Apprentice: Mastering the Art of Extraordinary Bread"; Peter Reinhart; 2001 [em inglês]
- "Six Thousand Years of Bread: Its Holy and Unholy History"; H. E. Jacob; 1979 [em inglês]
- "The Professional Pastry Chef"; Bo Friberg; 2002 [em inglês]
- Recipe Tips: Guia de estocagem de farinha [em inglês]
- Flour.com: Como a farinha é moída [em inglês]
Sobre o Autor
Fred Decker is a trained chef and certified food-safety trainer. Decker wrote for the Saint John, New Brunswick Telegraph-Journal, and has been published in Canada's Hospitality and Foodservice magazine. He's held positions selling computers, insurance and mutual funds, and was educated at Memorial University of Newfoundland and the Northern Alberta Institute of Technology.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images