×
Loading ...

O que é preciso para ser um bom jogador de futebol

Alguns jogadores de futebol são abençoados com uma habilidade natural, mas mesmo isso não garante o sucesso no esporte. É preciso trabalhar duro para se tornar um bom jogador de futebol, tanto dentro como fora do campo. Também é preciso ter um amor pelo jogo que o mantém motivado quando as coisas não estão indo do jeito que gostaria.

Bons jogadores de futebol demonstram paixão e compromisso (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Habilidade

Um bom jogador de futebol deve ter um forte comando de todas as habilidades necessárias. O conjunto exato de habilidades depende da sua posição, mas todos os jogadores precisam ter um bom controle de bola e capacidade de passe. Não é preciso ser o jogador mais habilidoso ou estiloso no campo para ter sucesso no jogo. De acordo com o ex-zagueiro da Inglaterra, Gary Neville, em um artigo para o site BBC Sport, é preciso praticar o passe simples com a lateral do pé todos os dias se você quiser se tornar um jogador de futebol. Se praticar as habilidades fundamentais do futebol regularmente, em breve você se destacará da multidão.

Loading...

Aptidão

Um jogo de futebol completo de 90 minutos exige resistência, e um bom jogador precisa dar o seu melhor desempenho durante toda a partida. Se os seus níveis de aptidão estiverem baixos, tanto você quanto as suas capacidades declinarão lentamente durante os 90 minutos do jogo. Preste atenção a eles, bem como às suas habilidades, durante o treino.

Atitude

Os atributos mentais, como dedicação, profissionalismo e trabalho sem bola, geralmente separam os jogadores comuns dos bons ou ótimos. De acordo com o site Expert Football, o sucesso a longo prazo no jogo exige uma atitude positiva. Os olheiros do futebol, por exemplo, não procuram apenas pelos jogadores jovens mais habilidosos. Eles também procuram pessoas determinadas, apaixonadas e de temperamento forte.

Trabalho em equipe

O futebol é um esporte em equipe, por isso é preciso trabalhar bem com os seus colegas de time. Você também precisa ouvir as instruções do seu treinador e seguir o plano de jogo. Não tenha medo de exibir as suas habilidades individuais durante uma partida, mas lembre-se sempre de que o egoísmo no campo não o faz ganhar qualquer elogio ou popularidade.

Disciplina

A disciplina é importante tanto dentro quanto fora de campo. No campo, é preciso respeitar as regras do jogo e as decisões do árbitro. Se você desenvolver uma reputação como um jogador exaltado, os treinadores exitarão antes de torná-lo uma parte regular do time titular. Fora de campo, você precisará fazer alguns sacrifícios. Sua dieta e outras escolhas de estilo de vida precisam ser as de um atleta, por isso fique longe de besteiras, cigarros e álcool. Um jogador disciplinado também precisa ser pontual para as sessões de treino.

Inteligência

Os bons jogadores têm um determinado tipo de inteligência, uma característica muitas vezes referida como ter um bom "cérebro de futebol". Em "Qualities of a Soccer Player", a FC Alliance destaca seis áreas que compõem o conhecimento de um jogador do jogo. Elas são bom posicionamento, visão, consciência, reação instintiva, adaptabilidade e criatividade. Você desenvolverá essas características através da experiência de jogo. Você também pode melhorar o seu cérebro de futebol assistindo uma partida profissional. Preste atenção aos menores detalhes do jogo, concentrando-se nos craques que jogam na sua posição escolhida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...