Como preparar rim bovino
Monkey Business Images/Monkey Business/Getty Images
Cozinheiros inseguros e consumidores exigentes muitas vezes evitam comer miúdos por causa da fama de suas texturas incomuns e odores estranhos. O rim bovino apresenta essas duas características, mas apenas quando é mal-preparado ou não está muito fresco. Apesar disso, o rim é o principal ingrediente de muitos pratos típicos. Se você comprá-lo fresco e seguir algumas instruções básicas, o bife de rim pode ser uma refeição de sabor memorável.
A importância do preparo
O rim é bastante perecível, por isso você deve ser comprar e usá-lo no dia que foi embalado. Sua função no corpo é eliminar urina, mas esse odor característico é ameno em rins frescos. Use uma faca afiada para remover toda a pele, e depois divida o rim em dois ou em quatro ao comprido e corte a parte grossa de gordura. Fatie o rim. Para tirar o gosto e o cheiro forte, deixe de molho por duas horas em água fria e salgada ou em leite. Ou então, escalde-o rapidamente em água fervente e depois deixe secar em um escorredor por 30 minutos.
A opção rápida
O rim de cordeiro ou de vitelo, que tem um sabor mais suave, costuma ser grelhado ou refogado, mas isso é arriscado com o rim bovino. Seu forte sabor exige temperos igualmente fortes, e ele deve ser cozido bem rápido para evitar que endureça. O calor da pimenta, ervas fortes, como alecrim e sálvia fresca, e o toque assertivo e ácido do molho Worcestershire são boas opções. Primeiro, aqueça vegetais aromáticos, como cebola e alho, ou temperos secos, como pimenta, em óleo. Depois acrescente as fatias de rim e ervas frescas; refogue até ficar no ponto.
A opção lenta
Assim como a lula, o rim pode ser cozido bem rápido para continuar macio, ou pode ser bastante cozido até ficar macio de novo. O cozimento longo e lento é a técnica de preparo mais comum do rim bovino, pois permite que seu sabor estranho seja suavizado. Corte o rim em fatias para fazer um refogado, ou em bocados para fazer um ensopado. Seque levemente na farinha e doure sobre a boca do fogão. Em seguida, cozinhe em fogo brando com água ou deixe formar um caldo -- vinho, cidra e cerveja escura são bons ingredientes -- até amaciar. Se estiver preparando um ensopado, acrescente vegetais, e depois engrosse o caldo para ficar com um molho mais rico.
Reaproveitando o rim
Depois de macio, o rim em si pode ser um prato, ou pode ser tratado como ingrediente de um prato maior. Por exemplo, ele pode ser misturado a uma carne que também foi refogada lentamente para fazer uma torta de carne e rim, uma iguaria britânica. Além disso, você pode acrescentar o rim cozido a um prato que não pode levá-lo cru. Fatie ou corte em cubos a carne cozida e coloque em um refogado bem temperado. Pedaços de rim enrolados em bacon e grelhados até ficarem crocantes é um bom aperitivo. Também ficam bons cobertos com cebolas e cogumelos, como prato principal.
Referências
Sobre o Autor
Fred Decker is a trained chef and certified food-safety trainer. Decker wrote for the Saint John, New Brunswick Telegraph-Journal, and has been published in Canada's Hospitality and Foodservice magazine. He's held positions selling computers, insurance and mutual funds, and was educated at Memorial University of Newfoundland and the Northern Alberta Institute of Technology.
Créditos Fotográficos
Monkey Business Images/Monkey Business/Getty Images