×
Loading ...

Como preparar o solo do jardim no outono

Atualizado em 11 outubro, 2018

O abrir das flores pode estar longe, mas você precisa começar a preparar o solo do jardim muito antes para a beleza da primavera. O outono é o momento perfeito para realizar uma limpeza completa do jardim e adicionar o material orgânico e os nutrientes de que o solo precisa para alimentar as plantas nas próximas estações.

O composto orgânico é a comida favorita do solo (Getty Images)

Remova os detritos de plantas

Tudo precisa ser removido: as folhagens de flores mortas, as videiras secas, as ervas daninhas, os caules dos pés de tomate e folhas caídas. Uma boa manutenção do jardim não só mantém seu quintal organizado, mas também elimina os locais de inverno favoritos de insetos e agentes causadores de doenças. Retire plantas mortas, com raiz e tudo, e coloque-as na pilha de compostagem para que se decomponham em material orgânico para o próximo ano. Queime ou jogue fora as ervas daninhas e folhas doentes.

Loading...
Insetos que comem suas plantas no verão podem colocar ovos nas folhas caídas no outono (Getty Images)

Acrescente material orgânico

O outono é a hora de fazer a pilha de compostagem. O material orgânico melhora a drenagem do solo e aumenta sua capacidade de reter água. Embora alguns jardineiros esperem até a primavera para trabalhar nele, fazê-lo no outono é mais prático, considerando a longa lista de coisas a fazer no jardim quando o clima começar a aquecer. Aplique uma camada de 7 cm de material decomposto sobre o solo do jardim, depois incorpore-o nos primeiros 18 cm de solo. Se a compostagem ainda não estiver pronta para uso, use folhas secas, grama cortada ou esterco para enriquecer o solo.

As folhas secas são um ótimo substituto para a compostagem na hora de enriquecer o solo (Getty Images)

Mude o pH do solo

O solo vai de ácido a alcalino, medido em unidades de pH em uma escala de 0 a 14. As preferências das plantas podem variar, mas um pH neutro, de 7, geralmente é o melhor. Teste o solo com um kit de pH comprado em lojas de jardinagem se você não tiver certeza do pH atual. Ajuste um solo levemente ácido adicionando calcário em pó, 360 g a cada metro quadrado. Se estiver muito alcalino, adicione enxofre granulado, 90 g por metro quadrado. Trabalhe os produtos nos 15 cm superiores do solo. O outono é a melhor estação para este trabalho, já que há tempo suficiente para que os processos químicos ocorram.

Algumas plantas, como mirtilos, preferem solo ácido (TOSHIAKI ONO/amanaimagesRF/amana images/Getty Images)

Cultive plantas protetoras

As plantas protetoras não são cultivadas por suas belas flores ou frutos deliciosos. Pense nelas como uma compostagem viva — são cultivadas para serem incorporadas de volta ao solo na primavera. As plantas protetoras de inverno não só acrescentam nutrientes ao solo, mas também impedem o crescimento de ervas daninhas, regulam a temperatura do solo e retêm o nitrogênio da terra que, de outra forma, seria perdido com a chuva. Cultivos anuais, como aveia e centeio, protegem o solo do jardim durante o inverno e o enriquecem quando são incorporados a ele no início da primavera.

A grama e as plantas protetoras impedem que a chuva retire os nutrientes do solo (Saharrr/iStock/Getty Images)

Mais material orgânico

O material orgânico também pode ser utilizado como um cobertor quente em volta de plantas perenes ou espalhado sobre o solo do jardim para mantê-lo seguro e protegê-lo durante o inverno. Praticamente qualquer material que possa ser espalhado sobre o chão funciona, mas se for orgânico tem a vantagem de enriquecer a terra conforme se decompõe. Boas escolhas incluem cascas de árvores, folhas picadas, grama cortada e compostagem. Espalhe uma camada de 10 a 15 cm sobre o solo limpo no outono para protegê-lo, evitar ervas daninhas e regular a temperatura. Mantenha esse material a vários centímetros de distância de plantas perenes, arbustos ou árvores.

Mantenha as cascas de árvore a pelo menos 10 cm de distância dos troncos das árvores (KatarzynaBialasiewicz/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...