×
Loading ...

O que causa a alcalinização do solo?

Os solos, assim como todas as substâncias, podem ser testados para equilibrar o pH, ou quantificar o quão ácido ou alcalino eles são. Se o solo for alcalino, o teste de pH resultará entre 7 e 14. A alcalinização do solo pode ser atribuída a uma série de seus elementos constitutivos ou fatores ambientais. Dependendo do que deseja plantar no solo, pode ser necessário alterar o pH através da adição de elementos específicos para neutralizar a alta alcalinidade. Por exemplo, os mirtilos exigem solos altamente ácidos. Por outro lado, as oliveiras prosperam nos solos alcalinos do Mediterrâneo.

O pH do solo pode ser testado, e ele varia fortemente entre ácido e alcalino, de acordo com os elementos constitutivos e o meio ambiente (cracked soil image by Ana de Sousa from Fotolia.com)

Pluviosidade

O clima pode afetar drasticamente o pH de um solo. Em áreas com alta pluviosidade, o solo tende a ser bastante ácido. Nessas regiões, é possível encontrar azaleias, rododendros, camélias, e mirtilos florescentes. Nas pradarias onde as chuvas são moderadas, o solo tende a ser neutro e uma ampla variedade de plantas podem ser encontradas. Em áreas de baixa pluviosidade, normalmente são encontradas plantas alcalinas, incluindo a acácia, o repolho, as palmeiras, o eucalipto, o gerânio, as oliveiras e o tomilho.

Loading...

Calcário

Uma das razões da alcalinização do solo é a presença de partículas de cal ou calcário. Por essa razão, os jardineiros adicionam cal em pó ao solo para combater a acidez excessiva. A quantidade de cal necessária varia dependendo da textura do solo: a argila exigirá mais do que a areia, por exemplo. Como outra forma de cálcio, alguns jardineiros também podem adicionar conchas de ostras ao seu solo para aumentar a alcalinidade.

Cinzas de madeira

As cinzas de madeira podem também elevar a alcalinidade do solo, e são frequentemente usadas por jardineiros para neutralizar o solo ácido. Isso se deve ao fato das cinzas de madeira conterem 70% de carbonato de cálcio, além de elementos vestigiais incluindo potássio e fósforo. Se em uma determinada região já houve queimadas ou a presença de fogueiras por exemplo, a alcalinidade pode ir as alturas. Uma quantidade relativamente pequena de cinzas de madeira podem elevar o pH tremendamente, 900 g podem fazer uma diferença sensível a mais de 100 metros quadrados de solo, e seus efeitos duram anos.

Fertilizantes

O tipo de fertilizante usado no solo pode afetar seu pH, às vezes causando a alcalinização da terra. Os adubos muitas vezes contêm elevados níveis de sais diluídos, e isso pode aumentar pH. O enxofre ou o gesso comercial podem ser adicionados ao solo indiretamente para reverter os altos níveis de alcalinidade. Por outro lado, o uso de fertilizantes químicos com alto teor de nitrogênio pode causar efeito contrário. Se você estiver incerto sobre o nível de pH do solo, use adubo natural, essa substância tende a manter um nível de pH relativamente neutro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...