Como preparar uma solução salina no laboratório

••• Photos.com/AbleStock.com/Getty Images

A solução salina geralmente é preparada no laboratório para ajudar a diluir amostras de exames. Ela deve ser estéril e misturada de forma adequada para poder ser usada. Não use água da torneira para prepará-la e esterilize os materiais para evitar contaminação. Ela pode ser preparada em grande quantidade e guardada para experimentos.

Passo 1

Meça a quantidade desejada de sal. Por exemplo, para fazer uma solução salina 0,01%, misture 1 g de sal, o que equivale a aproximadamente 1 ml. Coloque o sal em uma proveta estéril.

Passo 2

Meça a água destilada em um conta-gotas ou seringa. Para cada grama de sal, subtraia 1 ml de água. Por exemplo, misture 1 g de sal com 99 ml de água. Para 2 g de sal, use 98 ml de água. Coloque a água no conta-gotas.

Passo 3

Misture o sal e a água, garantindo que o sal esteja completamente dissolvido e que não haja nada preso nas laterais da proveta.

Passo 4

Despeje a solução salina preparada em um recipiente de armazenagem estéril com uma tampa firme. A solução deve ser guardada em um local fresco e seco, longe de luz solar direta. Não coloque na geladeira, pois ela é usada em temperatura ambiente.

Mais recentes

×