Como prevenir a poluição do solo

••• Comstock/Comstock/Getty Images

A poluição do solo se refere à degradação causada por atividades humanas, como a exploração de minerais, a eliminação inadequada de resíduos e a má utilização da terra. O desmatamento, a urbanização e a industrialização são os fatores responsáveis por este tipo de poluição que, além de destruir habitats, poluem o meio ambiente, afetando a animais e a seres humanos. Uma das principais razões para a poluição do solo é a disposição de resíduos sólidos obtidos a partir de atividades humanas e animais. O material não-biodegradável que não pode ser absorvido ou decomposto é despejado para o meio ambiente.

Redução de materiais tóxicos

Passo 1

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Reduza os materiais tóxicos — os resíduos que são descartados devem ter materiais tóxicos mínimos. Isso pode ser feito através de um tratamento com vários produtos químicos para torná-los menos tóxicos. Uma vez tratado, o resíduo poderá ser eliminado utilizando-se métodos adequados. Produtos químicos nocivos também podem ser substituídos por outros menos tóxicos, como materiais biodegradáveis.

Passo 2

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Recicle os resíduos. Conforme explicado pelo Stanford Recycling Center, cada norte-americano joga fora aproximadamente 4,5 kg de lixo e, por sua vez, os lixões requerem aterros que ocupam grandes extensões de terra.

Passo 3

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Compre produtos orgânicos, especialmente produtos de limpeza, pesticidas, inseticidas e fertilizantes — a vantagem da utilização de produtos orgânicos é o fato de serem biodegradáveis e eco-amigáveis.

Passo 4

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Evite acúmulos, pois o excessivo ajuntamento de lixo é uma das razões mais comuns para a poluição do solo.

Passo 5

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Tenha a iniciativa de informar aos outros sobre os efeitos nocivos do lixo. Os resíduos orgânicos devem ser eliminados em áreas que estejam longe de habitação humana ou animal. Materiais como plástico, metais, vidro e papel devem ser reciclados e reutilizados.

Passo 6

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Melhore a fertilidade do solo através do reflorestamento. Solos em áreas florestais são muito mais férteis do que aqueles sem árvores, o que sugere que elas têm a capacidade de fertilizar a terra.

Passo 7

Encontre uma terra longe de ambientes naturais para despejar os resíduos que não podem ser descartados e que são essenciais para os processos industriais.

Mais recentes

×