Principais características da obra de Claude Monet
Julien M. Hekimian/Getty Images Entertainment/Getty Images
Claude Monet é uma das mais conhecidas e representativas figuras do impressionismo. Monet foi um pintor francês que trabalhou ao longo da última metade do século 19 e até sua morte, em 1926. A obra de Monet é caracterizada por seu interesse na cor e natureza. Suas pinturas retratam o mesmo tema pintado em diferentes momentos do dia.
Impressionismo
A principal característica da obra de Monet é seu compromisso com o impressionismo e suas premissas básicas, como o foco nas pinceladas, na textura e na luz. Este foco mudou a partir do tema (um barco, paisagem ou uma pessoa) até a forma como a tinta se comporta em uma tela. A arte de Monet busca capturar o que os olhos veem e as mudanças dinâmicas da paisagem de acordo com a perspectiva e a luz.
Natureza
A obra de Monet está focada principalmente em cenas da natureza. Mesmo em seus primeiros trabalhos, que apresentavam formas humanas, o mundo natural recebeu tanta atenção quanto os modelos humanos. Suas mais famosas pinturas, como sua série dos palheiros e os lírios de água, são interpretações exclusivamente naturais. Monet também possuía um longevo interesse na água, que pintou em todas as suas formas, de rios turbulentos à plácida superfície de seu próprio lago.
Usos da cor
As pinturas de Monet se destacam no fato de que ele não usou o tradicional método claro-escuro, que cria um efeito tridimensional utilizando luz e sombras. Ao invés disso, Monet usou blocos ininterruptos de cor em formas inesperadas para criar paisagens vibrantes, mas planas. Para Monet e outros impressionistas, a cor não era intrínseca a um objeto, mas determinada pela qualidade da luz que era refletida por ele. Monet também evitou linhas perceptíveis em suas pinturas, preferindo o uso de pontos e pinceladas de cor para determinar as formas.
Repetição de imagens
Monet também é bem conhecido por suas repetidas pinturas do mesmo objeto em diferentes momentos do dia, refletindo as mudanças de cor e luz. Uma de suas mais conhecidas séries de pinturas é o de palheiros no campo, pintados ao longo do dia e durante diversos dias sob diferentes qualidades de luz. Monet também pintou uma série de álamos e a catedral Rouen. Próximo ao fim de sua vida, Monet destinou todo o seu tempo à pintura de seu próprio lago ao longo do ano que passou.
Referências
Sobre o Autor
Ann Trent has been publishing her writing since 2001. Her work has appeared in "Fence," the "Black Warrior Review" and the "Denver Quarterly." Trent received a Master of Fine Arts in creative writing from Ohio State University and has attended the Macdowell Colony. She is currently pursuing a Master of Arts in counseling.
Créditos Fotográficos
Julien M. Hekimian/Getty Images Entertainment/Getty Images