Características das obras de Matisse
Jemal Countess/Getty Images Entertainment/Getty Images
A pintura de Henri Matisse incorpora cores e matizes envolventes para criar uma impressão duradoura de momentos efêmeros no tempo, ele criou uma forma icônica e estilizada de pintar ao integrar diversos elementos de cor e textura que se tornaram sinônimos da arte moderna do início do século XX. Grande amigo e rival de Pablo Picasso, Matisse exerceu grande influência nos artistas de seu tempo.
Fauvismo
Os primeiros quadros de Matisse eram representativos de um estilo chamado Fauvismo, descrito por alguns críticos como "o trabalho de feras". A base desse estilo envolvia uma atenção incomum à cor que obscurecia a imagem natural de um objeto. Por exemplo, um retrato de uma pastagem verde com uma casa pode utilizar alto contraste para criar um gramado rosa e uma casa amarela. Críticos da época enxergavam sua abordagem e os que assim trabalhavam como absurdos e exagerados.
Natureza
O estilo de Matisse integra vários elementos de natureza. Ele criou imagens de campos, casos, frutas comuns e nus em cenários de grama, pradarias e rios. A arte aproximava-se dos temas cotidianos a partir de um ponto de vista de distorção, ao apresentar objetos reais de maneira aberrante. À medida que sua técnica foi se desenvolvendo, Matisse tornou-se representante do estilo clássico francês.
Cor
As cores que Matisse utilizou dependem do período de sua vida sob avaliação. Na fase inicial, antes de 1905, ele usou cores vibrantes, dramáticas e fortemente emocionais. Enquanto ele amadurecia, a arte desenvolveu formas regulares com pouca perspectiva ou tridimensionais. Contornos restritos e conteúdo emocional tinham prioridade sobre o detalhe. Ele não criaria imagens realistas de uma porta e detalharia todas as partes de uma maçaneta, por exemplo. Em vez disso, suas pinturas teriam por objetivo representar uma emoção associada àquela porta -- seja liberdade, isolamento ou medo.
Desenho e escultura
Enquanto o estilo de Matisse está primordialmente relacionado a pinturas, ele também tinha interesse em esculpir e em desenhar com caneta e tinta. Seus desenhos eram sobretudo simples, com linhas sem adorno que lidavam com formas femininas e natureza morta. As esculturas ajudavam Matisse a visualizar suas pinturas e a conceitualizar como transferir aqueles objetos para a tela. A ele é atribuída a frase "eu esculpia como um pintor".
Mais Artigos
Técnicas de pintura de Sandro Botticelli→
As técnicas dos Impressionistas→
Diferenças entre a Arte Tradicional e a Arte Moderna→
Linhas estruturais como elementos de arte→
Semelhanças e diferenças entre a Arte grega e a arte romana→
Quais são as diferenças entre a arte neoclássica e a arte romântica?→
Referências
- "Uma história da arte ocidental" (A History of Western Art); Laurie Schneider Adams; 2006 [em inglês]
Sobre o Autor
Steven Miller graduated with a master's degree in 2010. He writes for several companies including Lowe's and IBM. He also works with local schools to create community gardens and learn environmentally responsible gardening. An avid gardener for 15 years, his experience includes organic gardening, ornamental plants and do-it-yourself home projects.
Créditos Fotográficos
Jemal Countess/Getty Images Entertainment/Getty Images