×
Loading ...

Procedimento de um experimento sobre poluição do solo

A poluição do solo pode fazer com que toxinas entrem em contato com as pessoas e reduzam a produtividade das plantas. Um experimento que mostra a diminuição do crescimento das plantas devido à poluição, é fácil de se fazer. Embora a poluição do solo geralmente aconteça ao longo do tempo com constante exposição a toxinas, acelere o processo em um experimento para mostrar as consequências perigosas da poluição do solo.

A poluição proveniente das fábricas e dos carros pode depositar toxinas no solo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Terra

Use terra do seu quintal ou jardim e compare-a com um pote de terra comprado em uma loja. Certifique-se de usar a terra a partir da superfície do solo, que pareça ser o mais fértil. Preencha quatro recipientes com sua terra e quatro com adubo. Para cada tipo de solo, deixe um como o seu controle, sem adição de poluentes.

Loading...

Método

Adicione quantidades progressivas de óleo de motor ou de combustível diesel em cada recipiente. Por exemplo, em três recipientes com adubo adicione uma colher de chá de óleo de motor para um recipiente, duas colheres de chá para o segundo e três no terceiro. Repita o mesmo procedimento para o seu próprio solo. Etiquete todos os recipientes com o tipo de solo, com a quantidade de poluente que foi adicionada e a data de plantação. Depois plante três sementes de feijão, em cada um dos oito recipientes de solo, pode as plantas de todos os recipientes. Mantenha todas as condições de cultivo, como quantidade de água e luz solar.

Taxa de crescimento

Monitore a taxa de crescimento dos pés de feijão. Meça todos os dias e faça um gráfico do crescimento das plantas em cada recipiente. Também anote o tamanho das folhas e outras diferenças entre as plantas que crescem em diferentes quantidades de poluentes, tais como a cor e espessura da haste.

Resultados

Por causa da poluição do solo a absorção de nitrogênio pelas plantas é inibida. Elas irão ser pequenas e ter aspecto doentio com maiores quantidades de poluentes. Como o solo do quintal ou do jardim provavelmente contém mais argila do que no substrato, certamente mostrará menos danos causados ​​pela poluição. Isto é porque as partículas da argila irão facilitar a tampar e aprisionar as partículas poluentes. O solo não adubado provavelmente terá mais bactérias fixadoras de nitrogênio do que na terra da loja. As bactérias serão prejudicadas pela poluição, mas podem ser capazes de fornecer mais nutrientes para os pés de feijão do que os adubados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...