×
Loading ...

Como projetar filmes em uma parede

Projetar um filme em uma parede é, na maioria das vezes, uma tarefa simples. Antigamente, era preciso um projetor tradicional completo com exibição do filme, rupturas e um sistema de som nada cooperativo. Sistemas de projeção de filmes avançaram bastante desde então, especialmente os não-profissionais. Agora é fácil criar uma noite de cinema em casa para seus amigos e família, e, com um pouquinho mais de esforço, é possível organizar um evento ao ar livre com a vizinhança inteira.

Instruções

Faça uma noite de cinema com os seus amigos e família (movie scene image by Nicemonkey from Fotolia.com)

    Como projetar filmes em uma parede

  1. Escolha um projetor. Projetores de DVD e de disco rígido são os melhores para se utilizar em casa. Muitos projetores rodam DVD, incluindo o áudio. Esses projetores também se conectam diretamente a um computador e rodam o áudio através das caixas de som do próprio computador, embora seja necessário utilizar caixas de som separadas para um público maior.

    Loading...
    Um típico projetor de filmes para uso doméstico (Work presentation image by Rido from Fotolia.com)
  2. Identifique se há tomadas por perto. Encontrar tomadas para conectar o seu projetor dentro de casa não costuma ser um problema, mas ligar um projetor ao ar livre pode ser um desafio. Se você não for sortudo o suficiente pata encontrar uma parede adequada com fonte de energia elétrica próxima a ela, é possível tentar usar a bateria do seu carro ou uma bateria marítima para ligar o projetor.

    A maioria dos projetores utiliza tomadas elétricas padrão, tanto para interiores quanto para exteriores (electric outlet image by Albert Lozano from Fotolia.com)
  3. Escolha a parede mais branca e plana possível. Paredes coloridas interferirão na coloração da imagem: uma maçã vermelha em uma parede azul, por exemplo, será roxa. Uma rachadura ou ondulação na parede aparecerá na imagem do filme. É possível solucionar esses problemas pendurando papel ou tecido branco, utilizando telas portáteis ou infláveis, ou ainda pintando a parede com uma tinta especial para projeção.

    Essa parede, por exemplo, não é ideal para uma projeção (old wall image by jbattx from Fotolia.com)
  4. Posicione o seu projetor de maneira apropriada a projetar uma imagem do maior tamanho possível, mantendo a clareza. Quanto mais perto um projetor estiver da tela, mais clara será a imagem.

    O tamanho de filme determina o quão perto o projetor deve ficar da parede (projecteur 8 mm image by danimages from Fotolia.com)
  5. Certifique-se de que seus alto-falantes sejam suficientes para o tamanho do seu público e do lugar onde a sessão ocorrerá. O som produzido por caixas de som de computador podem bastar para um público pequeno, mas um público maior pode precisar que o som seja mais alto. O som de um projetor de DVD deve ser suficiente, mas você também pode usar alto-falantes sem fio, instalar som surround ou ainda transmitir o som através de uma série de rádios FM.

    Pode ser preciso utilizar alto-falantes extras conforme a necessidade do seu público (classic sound system ovwer white background image by Anatoly Tiplyashin from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Ao projetar um filme ao ar livre, é sensato conversar antes com os seus vizinhos e pedir a aprovação deles para realizar o evento. Uma visita da polícia pode por fim à sua sessão de cinema noturna.

Aviso

  • A maioria dos filmes é protegida por direitos autorais. Exibir um filme desse tipo em uma residência privada não infringe a lei. Rodar o mesmo filme em um lugar que não seja uma residência privada é ilegal, a menos que você tenha pago pela licença de direitos autorais, o que é relativamente barato e fácil de se conseguir.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...