×
Loading ...

Como projetar uma torre de resfriamento

Indústrias químicas, refinarias e usinas utilizam métodos de arrefecimento indireto em seus processos. Torres de resfriamento evaporativo usam o ar para remover o calor de uma corrente de água. O calor transferido do processo para a água é extraído e dissipado em uma dessas torres. Seu projeto deve levar em conta a carga de arrefecimento na planta. O dimensionamento dessas torres requer conhecimento das necessidades de resfriamento dos processos, bem como das condições atmosféricas.

Instruções

Torres de resfriamento são concebidas com base nos requisitos de arrefecimento em uma planta (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Determine a taxa de vazão máxima da bomba centrífuga em litros por hora. Por exemplo, as bombas de água de arrefecimento podem fazer a água circular a 4.500 litros por hora. Este é o "WF", ou taxa de fluxo de água.

    Loading...
  2. Determine o calor específico do processo da planta em joules/quilogramas, em graus Kelvin. O calor específico é a quantidade de calor necessária para alterar uma unidade de massa de uma substância de um grau de temperatura e é indicado por "c". O projeto dos processos químicos determinará esse valor. Por exemplo, suponha que uma indústria química tenha vários processos, cujo calor específico médio é de 350 j/kg.K.

  3. Determine a diferença de temperatura máxima necessária entre a água de resfriamento e o processo. Por exemplo, suponha que a diferença de temperatura máxima seja de - 4ºC. Isto é indicado por ΔT.

  4. Determine carga de resfriamento ("Q") que a torre deve fornecer, utilizando a fórmula Q = WF x c x ΔT ou 4.500 x 350 x 25, para uma carga de refrigeração necessária total de 39 milhões j/h.

Loading...

O que você precisa

  • Caneta
  • Papel
  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...