Projeto de ciência: plantar feijão em papel toalha

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O feijão barato e de fácil cultivo pode ensinar aos alunos todos os tipos de noções sobre o mundo natural. Os experimentos simples com feijão proporcionam uma experiência de aprendizagem prática que conduz as crianças frente a frente com as maravilhas da ciência e da natureza. Mostre aos jovens alunos como esses pequenos corpos podem absorver quantidades surpreendentes de água e, magicamente, ganhar vida. As crianças aprenderão a medir e comparar diferentes conceitos e princípios básicos do método científico.
Veja se o tamanho é importante

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Como primeiro experimento, veja se o tamanho do feijão, ou da semente, tem alguma relação com a rapidez com que ele brotará. Para essa experiência, você vai precisar de 300 feijões comuns, 15 copos de plástico, algumas películas de plástico e toalhas de papel. Separe os feijões por tamanhos pequeno, médio e grande; e, em seguida, coloque 20 feijões de cada grupo em um papel toalha úmido. Cubra os grãos com a película plástica, enrole-os, adicione outra camada de papel toalha e enrole novamente, então, lacre todos juntos. Coloque cada amostra em um copo de água e verifique uma a uma diariamente, durante cinco dias, para ver como o tamanho das sementes afeta o crescimento.
Outra opção de experimento

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Outro experimento para crianças pequenas é testar várias formas de crescimento para ver qual funciona melhor. Use o feijão verde e a história do "João e o pé de feijão" para mexer com a imaginação. Peça aos estudantes que plantem um conjunto de feijões verde utilizando papéis toalha úmidos e saco plástico, e outro conjunto com terra, em um copo plástico. Separe um tempo todos os dias para os alunos regarem os grãos e medirem e compararem os dois conjuntos, mantendo o controle com gráficos de crescimento.
Cozido vs cru

Comstock/Comstock/Getty Images
Teste se cozinhar lentilha tem algum efeito sobre sua capacidade de brotar, medindo e comparando o crescimento de sete copos diferentes de feijão. O primeiro copo será a amostra de controle com lentilhas secas. Os outros seis copos estarão preenchidos com grãos que foram cozidos em vários intervalos, de 5 a 30 minutos. Cubra os copos com papéis toalha e peça aos alunos para monitorarem seu crescimento de quatro a cinco dias.
Absorção da água

Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images
Separe seis copos de plástico diferentes de 355 ml e meça 50 gramas de feijão seco em cada um. Nesse experimento, os alunos calcularão quanta água o feijão absorverá ao longo do tempo. Rotule cada copo com um "tempo de absorção"; começando em zero para o primeiro copo e, depois, variando de 20 minutos a 27 horas para o restante dos cinco copos. Despeje 100 ml de água em todos os copos, com exceção do primeiro. Quando os tempos designados acabarem, os alunos devem retirar os feijões e secá-los cuidadosamente com papéis toalha. Coloque cada feijão em um copo seco, pese-os e, em seguida, compare esse peso com o copo inicial.
Mais Artigos
Faça uma árvore de abacaxi para decorar uma mesa→

Como ensinar as crianças sobre o ciclo de vida das plantas→

Como saber quando colher rabanetes→

Como fazer uma teia alimentar baseado no filme Rei Leão→

Como deixar repolho cru menos amargo →

Como calcular o número de jogos em uma tabela e fase de grupos→

Referências
Sobre o Autor
George Macias began his career in 1985 as a writer/photographer for Texas Co-op Power magazine. Based in Austin, Macias' work has appeared in numerous business and consumer publications and has merited awards from the International Association of Business Communicators. He earned a B.A. in political science/journalism from Texas State University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images