Como fazer um projeto de feira de ciências de terremoto

••• David De Lossy/Photodisc/Getty Images

De acordo com o site Live Science, "São Francisco, nos EUA, está se movendo em direção a Los Angeles em uma taxa de cerca de 5 cm por ano", devido à atividade das placas tectônicas. Um terremoto ocorre quando uma falha (onde duas placas tectônicas se encontram) escorrega de repente, causando um tremor no chão devido à explosão de energia sísmica. Isso pode ocorrer por causa da atividade vulcânica e de outras mudanças bruscas na Terra. A cada ano, cerca de 500.000 terremotos ocorrem ao redor do mundo, de acordo com o mesmo site. Deles, cerca de 100.000 podem ser sentidos pelos humanos e somente 100 podem causar danos.

Passo 1

Despeje uma xícara de água na panela e ferva.

Passo 2

Coloque a água fervente na assadeira, adicione a gelatina em pó e mexa.

Passo 3

Refrigere por cerca de seis horas ou até a gelatina firmar.

Passo 4

Pegue um pedaço de embalagem plástica (do mesmo tamanho da assadeira) e corte-a no meio. Deite as duas metades para que elas se toquem, extremidade com extremidade.

Passo 5

Retire a assadeira da geladeira e segure-a sobre o fogão, que deve estar em fogo baixo, aquecendo-a suavemente até você poder remover a gelatina.

Passo 6

Coloque a gelatina sobre a parte de cima da embalagem plástica, cobrindo os dois pedaços.

Passo 7

Corte a gelatina no meio, garantindo que estejam iguais aos cortes do plástico.

Passo 8

Deslize as duas metades da gelatina uma na outra (ou seja, esfregue-as para frente e para trás, uma contra a outra). Seu corte representa uma falha e, à medida que você desliza as duas partes uma contra a outra como as placas tectônicas, vai ver a falha construir a energia que é liberada pela gelatina.

Passo 9

Grave o que acontece quando as peças de gelatina estão sendo deslizadas uma sobre a outra. Observe quais pontos demonstram melhor o terremoto e como a atividade é igual a um tremor real.

Mais recentes

×