×
Loading ...

Projetos de feira de ciências sobre solos e fertilizantes

Projetos de feira de ciências sobre solo e fertilizantes são comuns devido à sua acessibilidade e baixo custo. Esses projetos são uma forma muito útil de ensinar aos alunos a relação entre o crescimento das plantas e os nutrientes, e os ajudará a aprender de uma forma interativa. Tenha em mente que estudar o crescimento de plantas exige algumas semanas, então comece esses projetos bem cedo.

Projetos de solo e fertilizantes permitem que os alunos aprendam sobre o crescimento das plantas (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Comparação de fertilizantes

Um projeto simples de ciências sobre solo e fertilizantes serve para comparar diferentes marcas de fertilizante para ver qual funciona melhor. Há três componentes básicos de fertilizante: nitrogênio, fósforo e potássio. Cada marca de fertilizante terá uma porcentagem diferente desses ingredientes listados, então anote o que diz no pacote. Pegue quatro vasos e encha-os com o mesmo tipo de solo. Coloque a mesma quantidade de sementes em cada um e acrescente uma marca diferente de fertilizante para cada. Coloque etiquetas nos vasos para que você saiba qual é qual. Coloque água e coloque os vasos no sol. Você precisará manter um ritmo consistente de água e luz solar para cada planta. Meça as plantas semanalmente para determinar qual marca está funcionando melhor, e então, depois de três semanas, peça para os alunos escreverem um relatório sobre qual tipo foi mais bem sucedido e porque isso ocorreu.

Loading...

Fertilizante versus solo

Determine se fertilizantes, de fato, ajudam as plantas a crescer comparando plantas fertilizadas e não fertilizadas. Pegue seis vasos e coloque uma etiqueta em três como "fertilizados". Preencha todos os potes com quantidades iguais de solo e sementes. Coloque-os em uma área ensolarada e ponha água igualmente todos os dias. No entanto, antes de aguar, acrescente fertilizante aos três potes etiquetados. Meça a altura das plantas ao fim de cada semana. Faça isso por um mês e então faça a média da altura das três plantas em cada grupo para decidir se o fertilizante faz alguma diferença no crescimento das plantas.

Quantidade de fertilizante

Determine qual quantidade de fertilizante funciona melhor para encorajar o crescimento das plantas. Para esse experimento, você precisará de três plantas já em vaso que sejam do mesmo tamanho e tipo. Coloque-os em uma área ensolarada e ague-as diariamente. Meça a altura inicial de cada planta e anote tudo. A cada dia, antes de aguar, coloque quantidades diferentes de fertilizante nas plantas. No primeiro pote, acrescente 1/4 de xícara, no segundo acrescente meia xícara e no terceiro, uma xícara. Observe as diferenças no crescimento das plantas e tire fotos no período de três semanas. Decida qual quantidade funcionou melhor.

Adubo versus fertilizante

Compare a diferença entre plantas fertilizadas com adubo e plantas fertilizadas comercialmente. Para fazer esse projeto, você precisará de acesso a adubos ou fazer uma pilha de adubos alguns meses antes com restos de alimentos, como frutas e vegetais. Pegue quatro potes e plante sementes em cada um. Fertilize dois desses vasos com adubo e dois com fertilizante comercial. Mantenha um ritmo consistente de água, sol e solo. Meça o crescimento ao longo de três semanas para ver qual tipo de fertilizante funcionou melhor.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...