Como propagar amarílis a partir da semente

••• John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Quando pensamos em amarílis, a imagem que nós vemos são bulbos altos e caules grossos que eventualmente produzem flores exuberantes e coloridas. Mas as amarílis podem produzir sementes quando polinizadas. Em climas mais frios, ela floresce no inverno quando não há abelhas ou insetos por perto para fazer a polinização. Mas é possível polinizá-las a mão, provocando a produção de sementes.

Passo 1

Quando as amarílis florescerem, use um cotonete ou pincel pequeno e esfregue-o nos estames amarelos, cobertos de pólen. Em seguida, passe o pólen na ponta do pistilo. Ele é uma protuberância longa, semelhante a um tubo, logo abaixo dos estames. Quanto mais pólen melhor, para garantir a polinização.

Passo 2

Observe quando a flor começar o desbotamento e procure por uma protuberância crescendo na base da flor. Isso significa que as sementes estão crescendo ali dentro. Esse "inchaço" abrirá naturalmente, revelando sementes planas e secas. Colete-as.

Passo 3

Plante-as em uma mistura de vermiculite e composto orgânico, em uma bandeja. Mantenha-nas úmidas. Em poucas semanas, as sementes germinarão, semelhante a grama crescendo. Após cerca de 3 semanas, os bulbos aparecerão na base da folhagem verde.

Passo 4

Transplante-as para vasos individuais.

Passo 5

Coloque as plantas em locais ensolarados e deixe-as crescer. Jamais permita que os bulbos adormeçam antes da primeira floração. A planta deve demorar cerca de cinco anos antes de florescer pela primeira vez.

Mais recentes

×