×
Loading ...

Como fazer seu próprio quebra-cabeça infantil

Quebra-cabeças são uma ótima maneira de as crianças aprenderem a manipular pequenos objetos e combinar desenhos, cores e formatos. Também são ótimos para desenvolver a coordenação motora. Você pode até criar quebra-cabeças a partir dos desenhos de seu filho para estimular seu interesse nesses brinquedos.

Instruções

Faça um quebra-cabeça para seu filho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Desenhos do seu filho

  1. Compre formas em branco para quebra-cabeças para fazer um quebra-cabeça (veja os Recursos para uma opção). Eles são baratos e têm vários tamanhos de peças de acordo com a idade do seu filho.

    Loading...
  2. Converse com seu filho sobre que tipo de figura ele quer usar no quebra-cabeça. Se seu filho tiver menos de 7 anos, é uma boa ideia conversar sobre o que ela vai desenhar e deixá-la que ela pratique em uma folha de papel. Assim que ela faça um desenho, dê o quebra-cabeça em branco para que ela comece sua criação.

  3. Estimule seu filho a desenhar grandes formas com muitas cores no quebra-cabeça em branco. Isso fará com que o quebra-cabeça seja mais fácil.

  4. Deixe que seu filho misture as peças quando completar a figura.

  5. Desafie-o a montar o quebra-cabeça. Ofereça assistência somente quando necessário.

    Atividades educacionais

  1. Dê a seu filho um quebra-cabeça em branco e peça para ele escrever o alfabeto usando canetinhas coloridas. Dê uma cópia do alfabeto a seu filho se ele já não sabe como escrever o alfabeto de cor. Dê os nomes às letras enquanto ele as escreve. Misture as peças e o desafie a montá-lo.

  2. Escreva o alfabeto em letras grandes e em negrito e peça para seu filho pintá-las com cores chamativas. Misture o quebra-cabeça e peça para ele montá-lo. Isso ensinará a sequência do alfabeto, o reconhecimento das letras e desenvolva a memória muscular.

  3. Use quebra-cabeças em branco para ensinar sequenciamento e reconhecimento de palavras. Escreva uma musiquinha de ninar na forma em branco. Quando ele for capaz de cantar a musiquinha, misture o quebra-cabeça e peça para seu filho montá-lo. Estimule-o a procurar pelas palavras apropriadas e não apenas o formato das peças.

  4. Desenhe uma figura surpresa num quebra-cabeças em branco quando seu filho não estiver em casa. Escreva algumas dicas sobre a figura. Dê dicas enquanto ele monta o quebra-cabeça. Certifique-se de que as dicas ajudem na resolução da imagem, mas não faça com que o quebra-cabeça fique fácil demais. Estimule a criança a tentar adivinhar enquanto ela faz montagem. Se ela adivinhar qual é a imagem antes de terminar, ofereça um pequeno prêmio ou um doce. Isso ajudará seu filho a escutar dicas, fazer previsões e ajustar suas ideias.

Loading...

Dicas

  • Faça com que os momentos de montar o quebra-cabeça sejam divertidos enquanto você ensina matérias escolares. Seu filho vai se divertir e aprender ao mesmo tempo. Se seu filho tiver dificuldade em montar as peças, faça perguntas como "E se você virasse a peça?" ou "Essa peça é da cor certa para encaixar?". Não mostre a seu filho onde colocar a peça até que ele tenha se esforçado bastante e mostre sinais de frustração.

O que você precisa

  • Canetas hidrocor, gizes de cera e quebra-cabeça em branco

Recursos

Loading ...
Loading ...