Como reparar a encadernação de um livro de capa dura

A encadernação do livro garante que todas as páginas fiquem juntas na ordem correta. No entanto, por excesso de uso e desgaste geral, as páginas internas do livro às vezes podem se soltar da lombada. Isso geralmente acontece devido ao adesivo ficar velho e desgastado após o livro ser aberto muitas vezes. A boa notícia é que qualquer um pode consertar a encadernação de um livro em casa se tiver as ferramentas adequadas. Para consertar a encadernação de um livro de capa dura, você precisará primeiro limpar a encadernação lixando-a e, em seguida, colando novamente as páginas com cola PVA.

Passo 1

Retire o bloco de livro, ou páginas do interior de seu livro, para que você possa ver toda a lombada. Insira a tira de plástico no interior da lombada entre a capa e a contracapa.

Passo 2

Esfregue a lixa suavemente ao longo da lombada para remover algum do excesso de adesivo não coberto pela tira de plástico. Retire apenas o suficiente para garantir um vínculo melhor, mas deixe um pouco do adesivo antigo por baixo para que a camada mais recente de cola PVA tenha algo em que se fixar.

Passo 3

Coloque cola PVA em uma pequena tigela de vidro ou prato. Misture algumas gotas de água de modo que o adesivo corra bem, mas não a ponto de que fique aquoso ou difícil de controlar. Escove uma camada muito fina sobre a lombada. Isso se tornará a camada de ligação entre o adesivo velho e o novo.

Passo 4

Use um pouco de cola PVA para colar abaixo da borda desgastada do bloco interior do livro. O bloco do livro não precisará de reparação. No entanto, se um segmento da aresta exterior estiver enrolado, cole-o usando uma chave de fendas para pressionar a borda enrolada. Certifique-se de não passar cola dentro do próprio livro, nas letras. É importante que o papel enrolado ou solto permaneça liso por conta própria após colado.

Passo 5

Pincele uma boa quantidade de cola na encadernação do livro, onde você inseriu a tira de plástico. Esta camada de cola ligará a encadernação e o bloco interior juntos no passo seguinte. Aguarde a encadernação absorver um pouco da cola antes de continuar.

Passo 6

Coloque o bloco de livro ao longo da capa, alinhando-o com as articulações de trás do livro. Reposicione o bloco de livro se necessário, pois o adesivo só começará a secar após alguns minutos.

Passo 7

Coloque papel de cera entre o bloco de livro e a capa e a contracapa dele. Certifique-se de que o papel de cera esteja inserido na articulação do livro. Isso ajudará a evitar o excesso de cola adesiva das capas dele para o seu interior.

Passo 8

Feche o livro e coloque uma vareta em cada junta da capa. Coloque o livro entre duas placas planas, com as varetas ainda no local. Espere 24 horas antes de passar para a próxima etapa.

Passo 9

Retire as placas e varetas antes de abrir o livro. Olhe onde o interior de suas capas se encontram no interior do livro. Você notará que as abas ou papel colado contra o interior de cada capa não estão coladas ao resto do livro.

Passo 10

Use o estilete para cortar um pouco do excesso de papel e, em seguida, use mais o adesivo PVA para colar a borda das abas mencionadas no passo anterior ao bloco interior do livro. Faça isso tanto para as capas da frente quanto de trás. Espere uma secar antes de iniciar a outra.

Passo 11

Feche o livro, adicione as varetas como você fez antes na capa e contracapa e depois comprima o livro durante 24 horas, colocando-o entre duas placas planas.

Mais recentes

×