Como proteger estacas de madeira em uma cerca para que não apodreçam

••• old tire on a wooden fence post image by Bo Widerberg from Fotolia.com

Estacas de madeira em uma cerca são expostas à chuva, à geada, ao granizo e ao Sol. Os efeitos do clima podem, gradualmente, deteriorar a madeira, levando-a ao apodrecimento. De acordo com o site Old and Sold, o fator principal que leva à deterioração é a decomposição da seiva no interior da madeira. Quando a estaca é exposta à água, a decomposição acelera seu apodrecimento. Para proteger suas estacas da decomposição e do apodrecimento, é importante tratar a madeira da estaca que fica acima e a que fica abaixo do solo. A parte da estaca que fica no nível do solo e a que fica abaixo dele são as que mais entram em contato com a água e ficam mais suscetíveis ao apodrecimento.

Passo 1

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Retire a cerca de madeira do chão. Se sua cerca estiver assentada em cimento, cave até embaixo dele para que se forme um bolso abaixo da base das estacas de madeira.

Passo 2

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Cave um buraco com uma pá a, aproximadamente, 25 cm abaixo da área onde a cerca se apoiará. Adicione 25 cm de cascalho ao buraco. O cascalho é um pedrisco que sustenta a cerca de madeira, mas permite a drenagem, eliminando acúmulos de água sob as estacas. A água acumulada satura a parte da estaca enterrada e a que fica ao nível do solo, acelerando a decomposição da madeira.

Passo 3

Comstock/Comstock/Getty Images

Pinte com um pincel toda a cerca de madeira com um selante à prova d'água indicado para madeiras em áreas externas, como plataformas e cercas. Pinte a porção da cerca que ficará abaixo do solo. Você pode usar um pulverizador para jardim para espalhar o selante de madeira, se preferir. Lojas de produtos para a casa vendem o selante para madeira, assim como alugam ou vendem os pulverizadores para projetos externos. De acordo com Ron Hazelton’s Housecalls, quando a madeira absorve água, ela se expande, e quando seca, se contrai. Essa expansão e contração fazem a madeira rachar. As rachaduras permitem que a umidade entre na madeira, o que leva ao apodrecimento.

Passo 4

Lucas Allen/Lifesize/Getty Images

Coloque o selante à prova d'água para madeira em um balde e mergulhe a extremidade da estaca de madeira que ficará abaixo do solo. Deixe a estaca ficar mergulhada no selante por uma noite. De acordo com We Build Fences, estacas não tratadas que ficam enterradas no solo não apresentam vida longa devido ao apodrecimento.

Passo 5

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Instale, de acordo com seu método de escolha, a estaca já impermeabilizada em cima da camada de cascalho para drenagem que foi colocada no buraco das estacas.

Mais recentes

×