Como fazer uma cerca de alambrado feia ficar mais bonita

••• clouds and trees image by robert mobley from Fotolia.com

O provérbio de Robert Frost, "boas cercas fazem bons vinhos", pode não estar correto, principalmente se a cerca em questão for um alambrado muito feio. Os alambrados são utilizados para prender cachorros e como cercas de proteção em piscinas, além de serem populares devido ao preço relativamente barato. Feitos de telas de arame galvanizado e mantidos no lugar por estruturas tubulares de ferro, os alambrados podem fazer um quintal ficar parecido com uma prisão. Transformar essa monstruosidade em um detalhe agradável é uma tarefa fácil de ser executada, após um pouco de planejamento.

Passo 1

chain link fence image by Kenneth Summers from Fotolia.com

Instale ripas de madeira na tela do alambrado para dar privacidade e acrescentar cor. As ripas podem ser encontradas em empresas de cercados, on-line e em lojas de construção e artigos para o lar. Elas podem vir em diversas cores, como preto, verde, azul e cinza. As ripas de madeira deslizam através do arame e são entrelaçadas na tela, presas em cima ou embaixo por uma trava.

Passo 2

ivy leaves image by Bohanka from Fotolia.com

Plante vinhas de crescimento rápido, como glória-da-manhã ou hera, para esconder naturalmente a feiura da cerca. A glória-da-manhã é uma planta anual de crescimento muito rápido; ela pode atingir uma altura de três metros e tem flores tubulares em tons de rosa, azul e roxo. Ela morre quando o tempo começa a esfriar, mas volta a brotar por conta própria quando o tempo esquenta. A hera é outra vinha de crescimento rápido que pode cobrir a cerca totalmente com folhas verdes luxuriantes. Se você for corajoso, tente a rosa-trepadeira; ela precisa de mais cuidados e habilidade para ser cultivada, mas o resultado é lindo.

Passo 3

background with fence and wall image by silviaantunes from Fotolia.com

Pinte o alambrado para dar uma renovada. Ao pintar um cerca velha e enferrujada, você pode afastar a feiura. Raspe a ferrugem do metal com uma escova de aço e, depois, enxágue com vinagre de cozinha. O vinagre cauteriza o ferro o suficiente para fazer com que a tinta possa aderir à cerca. Utilize um rolo grosso para pintar, pois a pulverização desperdiçará a maior parte da tinta. As escolhas de cor são ilimitadas, mas preto e verde escuro tendem a harmonizar com o fundo, o que torna a presença da cerca menos inoportuna.

Passo 4

Bamboo fence image by siart from Fotolia.com

Instale uma cerca de bambu para esconder o alambrado feio. As cercas de bambu costumam vir em seções de 2,4 m e podem ser compradas em alturas de até 2 m. Prenda-a diretamente ao alambrado com fios de cobre, que afundarão entre os bambus e não serão vistos. Compre a cerca em lojas físicas ou on-line.

Mais recentes

×