Como fazer um púlpito de madeira

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Púlpitos são itens úteis, eles são mais frequentemente usados por palestrantes e outros discursantes para dar suas falas, mas eles podem ser usados para armazenagem temporária ou estações de trabalho portáteis entre outras coisas. Apesar de às vezes o púlpitos serem ornamentados, esculpidos, entalhados ou envernizados, eles também podem ser bem simples. Você pode deixá-los sem entalhar ou sem pintar e alguns são feitos de madeira velha. Não importa a sua escolha de material, você irá achar bem fácil de construir um púlpito de madeira.

Passo 1

Marque as peças a serem cortadas da sua chapa de madeira com a fita métrica e um lápis. Você irá precisar de uma peça quadrada de 45,72 cm; uma peça quadrada de 60 cm; um peça retangular de 50 cm por 132 cm; e duas peças retangulares de 132 cm por 45,72 cm.

Passo 2

Corte a chapa de madeira em peças para o púlpito usando a serra, use as marcas de lápis como guia.

Passo 3

Marque um ponto de 10 cm em um dos lados largos das duas peças retangulares - 50 cm por 132 cm - usando a fita métrica e o lápis. Desenhe uma linha diagonal a partir desse ponto até o topo do lado oposto em ambas as peças. Use a fita métrica para garantir que está fazendo uma linha reta.

Passo 4

Corte ao longo da linha diagonal que você marcou nas duas peças retangulares. Isso irá fazer o topo das duas peças.

Passo 5

Aplique a cola em uma das bordas da base - a peça de 45,72 cm. Coloque essa borda com cola na base. A borda sem inclinação - de uma das peças inclinadas, firmando-as juntas. Deixe a cola fixar por alguns momentos.

Passo 6

Aplique a cola na borda oposta à base do lado fixada à peça inclinada. Coloque essa borda com cola para cima contra a borda inferior da outra peça inclinada, firmando-as. As peças inclinadas devem ficar face a face de forma que as bordas mais altas fiquem na frente do púlpito. Deixe a cola firmar por tempo suficiente para unir as duas peças. Um mínimo de dois ou três minutos devem ser suficiente.

Passo 7

Aplique a cola na borda frontal da base. Coloque a peça retangular grande que faltava na borda com cola, alinhando para que os cantos e bordas fiquem igualados. Deixe a cola firmar por dois ou três minutos.

Passo 8

Firme os lados e a frente do púlpito usando os pregos e o martelo. Comece pregando no fundo e suba, martelando um prego a cada 5 ou 7 cm.

Passo 9

Firme os lados e a frente do púlpito à base martelando um prego a cada 5 cm.

Passo 10

Aplique a cola nas bordas superiores dos lados e da frente do púlpito.

Passo 11

Coloque a peça superior do púlpito - a peça quadrada de 60 cm - no topo das bordas coladas, centralizando ao colar.

Passo 12

Martele alguns pregos na peça de cima do púlpito para firmá-la aos lados e à frente. Por já estar colado você não vai precisar de mais de dois ou três pregos de cada lado.

Mais recentes

×