Pulsatilla ou Lachesis para cães
Visage/Stockbyte/Getty Images
A Pulsatilla e a Lachesis pertencem à família dos medicamentos homeopáticos, e são usadas para tratar varias doenças e enfermidades. Muitas pessoas acreditam que os medicamentos homeopáticos não são úteis apenas para tratar as pessoas, mas também podem ser usados para ajudar a curar o animal de estimação da família.
Noções básicas de homeopatia
Os remédios homeopáticos são prescritos com base em dois fatores principais. O primeiro é a personalidade do paciente. Cada medicamento funcionam melhor para um tipo de personalidade. O segundo fator é a própria doença: a medicação é escolhida baseada nos seus sintomas. Embora esses dois fatores possam apontar para remédios diferentes, as prescrições homeopáticas muitas vezes se sobrepõem, um paciente pode ter uma preparação prescrita para a sua personalidade e obter alívio dos sintomas, mesmo que ela não seja, necessariamente, indicada para esses sintomas específicos. A ideia básica é que, se um indivíduo toma a preparação indicada para seu tipo de personalidade, a medicação vai restaurar o equilíbrio dos sistemas do corpo e, assim, aliviar a maioria doenças menos graves.
Homeopatia para animais de estimação
Já que muitos remédios homeopáticos são muito mais velhos do que os medicamentos convencionais, o uso da homeopatia no tratamento veterinário é estabelecido de acordo com a sua utilização em seres humanos. No entanto, sua prática no tratamento de pessoas e animais é considerada medicina alternativa. Por isso, muitos veterinários não estão familiarizados com os usos e doses dos tratamentos homeopáticos. Muitas vezes, os donos de animais interessados em usar esses medicamentos não têm com quem contar.
Pulsatilla
A Pulsatilla é um medicamento homeopático derivado da anêmona (pulsatilla pratensis). De acordo com as tradições da homeopatia, ela funciona melhor em pessoas com personalidade flexível, cujo humor muda rapidamente. E com relação aos sintomas, ela é recomendada para as doenças em que há acúmulo de catarro ou muco, problemas ginecológicos e dores.
Nos cães, ela é usada para tratar os animais que têm uma forte necessidade de atenção e demonstram ciúme de qualquer outra pessoa que esteja recebendo a atenção que eles acreditam deveria ser deles. Os homeopatas acreditam que a Pulsatilla ajuda a acalmar esses tipos de cães e levam à diminuição dos comportamentos ciumentos. Outras doenças que podem ser tratadas com ela são os problemas de pele e ginecológicos.
Lachesis
A Lachesis é uma preparação feita a partir do veneno da cobra sul-americana surucucu. A fórmula do medicamento homeopático da Lachesis é extremamente diluída. Acredita-se que funcione melhor em doentes muito ansiosos e altamente sexuais. As doenças que podem ser tratadas por ela incluem todas as que tenham a ver com o sangue, como problemas nas veias, coração, distúrbios menstruais e ginecológicos, e qualquer doença relacionada com a sensação de queimação, como as úlceras estomacais. Nos cães, ela é utilizada no para tratar uma série de inflamações, inclusive aquelas que estão criando pontos quentes. Os donos são avisados para certificarem-se de que o animal não sofra de certas doenças, já que elas poderiam agravar-se com o tratamento. A Lachesis também pode ser útil na prevenção e no tratamento de crises epilépticas em cães.
Onde obter a Pulsatilla e a Lachesis
Os remédios homeopáticos como a Pulsatilla e a Lachesis estão disponíveis em comprimidos e formas líquidas, na maioria das lojas de produtos naturais e em algumas farmácias convencionais. Eles também podem ser comprados pela internet, mas é preciso fazer algumas pesquisas para se certificar de que o produto é de um provedor seguro e confiável.
A posologia dos remédios homeopáticos é relativamente simples. Comece com a menor dose possível — geralmente um comprimido — e dê o remédio de três a quatro vezes ao dia. Siga as instruções na embalagem do produto. Alguns remédios são dissolvidos na boca; outros podem ser dissolvidos no líquido primeiro e depois ingeridos. Quase nenhum remédio homeopático é engolido inteiro.
Se tanto o remédio escolhido quanto a dose recomendada não funcionarem para o seu cão, consulte um veterinário homeopático. Nunca aumente a dose de uma preparação homeopática ultrapassando os níveis recomendados, já que a maioria das preparações homeopáticas podem tornar-se rapidamente tóxicas em doses elevadas.
Referências
Créditos Fotográficos
Visage/Stockbyte/Getty Images