Os puxadores de armário podem ser pintados com spray?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Para enfeitar um cômodo, você pode substituir os armários ou pintá-los por conta própria para dar uma reformada rápida. Uma camada de tinta pode rejuvenescê-los e fazer todo o cômodo onde eles estão parecer diferente. Ao reformar os armários, os puxadores são tão importantes quanto as gavetas e a porta. Embora talvez precise substituir alguns puxadores por outros, é possível pintá-los por conta própria em casa.
Madeira
Pode-se pintar os puxadores de madeira do armário com spray, mas é preciso limpá-los completamente antes ou haverá o risco de a pintura ficar mal feita ou irregular. Uma vez que a madeira é porosa, use uma primeira demão. Depois, aplique a tinta de spray nos puxadores. Após a camada secar, aplique outra camada caso queira uma coloração mais escura. Depois que a tinta secar, aplique um selador para garantir que a água não penetre.
Metal
Os puxadores metálicos de armário não são porosos como os de madeira, então não é preciso se preocupar com a umidade. Use uma lixa para lixar o metal um pouco, apenas para garantir que a primeira demão e a tinta tenham a que aderir. Depois de lixar, aplique a primeira demão e deixe secar. Aplique a tinta em spray em toda a superfície e deixe-a secar novamente -- não há necessidade de aplicar selador, embora você possa adicioná-lo caso queira. Caso não goste da cor ou apenas queira mudá-la posteriormente, basta lixar e aplicar uma demão novamente e tentar outra cor.
Material plástico e laminado
O plástico e o laminado são substâncias escorregadias. Tente pintar com o spray esses tipos de puxadores como eles estão e, no fim, você terá uma pintura bagunçada e que escorrega sem parar no lugar. Embora eles possam ser pintados, eles precisam ser lixados muito mais para tornar a superfície menos lisa. Como esses materiais são relativamente baratos, a substituição deles pode ser mais barata do que a pintura. Caso precise mesmo pintá-los, compre lixas, pois será necessário lixá-los bem. Será preciso também usar uma primeira demão -- possivelmente várias camadas -- antes de aplicar a tinta em spray para que adira sem gotejar.
Quando substituir
Alguns puxadores de armário e maçanetas podem não valer o tempo e o esforço da pintura. Além disso, as maçanetas de plástico e laminadas e alguns puxadores de metal ou madeira podem não ser bons para pintar. No caso de peças de madeira, procure por sinais de mofo, umidade e empenamento. Se um desses problemas estiver presente, descarte e compre uma peça nova. Para os puxadores metálicos, procure por oxidação ou ferrugem; embora talvez seja possível lixar a ferrugem, o trabalho pode não compensar. Dependendo da gravidade, substitua a peça em vez de pintá-la.
Mais Artigos
Como pintar um trompete→
A diferença entre os pregos galvanizados e os pregos niquelados→
Como limpar ferrugem de aço de carbono→
Como reparar tintura descascada em portas→
O que se prende melhor à madeira: um parafuso ou um prego?→
Como misturar tinta e massa corrida para espalhar com uma espátula→
Referências
Sobre o Autor
Melissa Martinez has been a freelance writer and copy editor since 2003. She specializes in Web content and has been published in the "Houston Chronicle" and is now the section editor for a minor league sports news wire. She attended Seattle University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images