Como reparar tintura descascada em portas

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Um dos pontos negativos de pintar portas é que, com o tempo, a tintura começa a se desprender e descascar. Esse efeito pode acontecer por conta de má qualidade da tinta, ausência de primer, e, muitas vezes, umidade do ar. O preparo adequado e a escolha os produtos utilizados na pintura são cuidados importantes para o sucesso na recuperação da porta. A repintura é a única forma eficaz de restaurar a pintura.

Passo 1

Remova a tintura antiga com uma espátula e lixe a porta com uma lixadeira, prestando especial atenção as áreas que estavam descascando. Deixe a superfície o mais liso possível, mesmo se isso implicar lixar toda a camada antiga de tinta. Muitas vezes a pintura se desprende porque uma camada inferior de tinta/primer não penetrou adequadamente na superfície.

Passo 2

Use um pano úmido, do tipo que não solta pelos, para remover o pó e sujeiras da porta. Em alguns casos, a tinta pode descascar pela ausência de uma limpeza ideal da superfície antes da pintura. Deixe secar bem por, pelo menos, uma hora.

Passo 3

Passe uma camada de primer na porta cuidadosamente. Use um produto especialmente desenvolvido para o material da porta. Por exemplo, se ela for de metal, use um primer específico para metais. Capriche, passando das extremidades para o centro. Espere algumas horas para o produto secar.

Passo 4

Passe uma camada da tinta escolhida. Escolher o tipo certo é o segredo. Use uma tinta acrílica para portas de metal. O acrílico (ou látex) também é resistente em materiais como madeira, gesso e outros. Espere de quatro a seis horas para que a primeira camada seque, aplique a segunda e espere por, pelo menos, um dia, antes de utilizar a porta.

Mais recentes

×