×
Loading ...

Quais atividades humanas aceleram o processo de erosão?

A população mundial aumentou e a raça humana tem tido um impacto crescente no meio ambiente do planeta Terra. Um exemplo disso envolve a influência das atividades humanas na erosão. A estabilidade das paisagens depende da quantidade de solo perdido na erosão, balanceado contra a proporção de fatores formadores de terra, como a erosão das rochas e a decomposição das folhas. No entanto, várias atividades humanas podem causar a aceleração da erosão, perturbando o equilíbrio natural.

A erosão do solo pode ser acelerada por um número de atividades humanas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Desmatamento

As florestas proporcionam uma cobertura natural ao solo, o que ajuda a manter as baixas taxas de erosão. No entanto, o desmatamento pode causar a aceleração da erosão do solo conforme remove a vegetação natural e deixa o solo exposto no lugar. Uma pesquisa pela Universidade do Oregon na região de Siskiyou Mountain, nos Estados Unidos, mostrou que ocorreu uma taxa de erosão quatro vezes maior com o desmatamento na área. O aumento da erosão do solo tende a ocorrer em áreas onde há desmatamento irrestrito. Em contrapartida, um estudo do Departmento de Conservação do Missouri mostrou que a erosão do solo não se acelerou depois de atividades de desmatamento que usaram práticas de gerenciamento melhores.

Loading...

Agricultura

As atividades agrícolas podem resultar na aceleração da erosão do solo. Os campos de cultivo exigem a limpeza da vegetação local e o arado, e a terra exposta deixada por essas atividades sofre com o aumento da erosão. O World Wildlife Fund indica que o aumento do cultivo de soja, café, algodão, tabaco e trigo pode ter impacto negativo na erosão do solo, que é estimada em 24 milhões de acres afetados por ano. O sobrepastoreio por animais de fazenda também pode degradar a terra do campo, levando a um aumento nas taxas de erosão.

Mineiração

A mineração a céu aberto pode envolver a remoção da vegetação e do solo superficial em áreas grandes. Isso pode ocorrer no local da mina, assim como nas estradas de acesso a ela. A remoção da vegetação deixa o solo exposto, causando um fluxo maior da água. Isso, em contrapartida, pode resultar no aumento da erosão do solo nessa área da mina, assim como nas áreas ao redor.

Construção

Projetos de construção como rodovias, moradias ou indústrias podem ocorrer em áreas grandes, mas exigem tipicamente a remoção da vegetação natural. Isso aumenta o potencial de erosão do solo durante a construção, como resultado do escoamento de água em uma tempestade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...