×
Loading ...

Quais os benefícios de se ter um galo junto com galinhas poedeiras?

As galinhas são alguns dos animais de fazenda mais econômicos. Apesar de algumas pessoas manterem esses bichos só por causa da atmosfera que proporcionam em casa, muitos desejam as do tipo poedeira, para que possam ter o benefício dos ovos frescos. Tecnicamente, não existe a necessidade de se ter um galo no grupo, mas existem benefícios de incluí-lo, sendo uma prática comum.

Os galos, às vezes, possuem cores mais vivas do que as galinhas (rooster image by miloka from Fotolia.com)

Pintinhos

Advertido pelo site "urbanchickens.org", um galo proporciona uma forma gratuita e natural para aumentar o tamanho do seu rebanho, já que ele é capaz de fertilizar os ovos botados pelas galinhas. Uma vez a fertilização ocorrida, basta um lugar seguro para as fêmeas chocarem. É possível consumir ovos fertilizados, da mesma forma que os não fertilizados. Isso significa que a presença do galo faz com que você tenha mais aves, sem diminuir os benefícios dos ovos frescos.

Loading...

Comportamento

Com seu rebanho, o galo se comporta de forma semelhante a um pastor, proporcionando direcionamento às galinhas em uma hierarquia social, dizendo para onde ir e quando se moverem. O "urbanchickens.com" afirma que na falta dele, as poedeiras agem como o macho, de forma a preencher esse papel natural do parceiro. Ter essa presença masculina estabelece a ordem do grupo, fazendo com que as fêmeas exibam comportamentos mais característico delas.

Defesa

Segundo o site "gatewaytovermont.com", um dos maiores benefícios de se ter um galo com um rebanho de galinhas poedeiras é a proteção que ele providencia contra predadores. O macho, se perceber um perigo iminente, levará o grupo à segurança e, agressivamente, lutará contra animais como guaxinins, caso ameacem o agrupamento ou os ovos. Já que os galos ajudam a estabelecer a hierarquia, eles também podem defender os membros do rebanho de outras galinhas.

Beleza

Normalmente, se comparados com as galinhas poedeiras, os machos possuem penas mais coloridas e brilhantes. Isso ocorre porque tais penas, com o propósito de acasalamento, ajudam a atrair as fêmeas. E mais, auxiliam na distração dos predadores. Esses seguirão em direção ao ponto de atenção, ou seja, a ave mais agressiva e maior, que revidará o ataque. A coloração faz com que o galo seja uma das aves mais bonitas de todo o rebanho.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...