×
Loading ...

Quais são as características do solo argiloso?

O solo argiloso é muitas vezes chamado de "solo pesado". A jardinagem nesse tipo de solo pode representar um grande desafio, principalmente devido à sua má drenagem. Esse solo também tende a compactar e criar torrões ao ser lavrado, pisado, ou manuseado quando molhado. Após tornar-se muito compactado, ele pode levar um longo período de tempo para restaurar sua boa estrutura. A qualidade própria de umidade do solo argiloso requer a adição de grandes quantidades de matéria orgânica, tais como material de planta verde, estrume animal, húmus e adubo para melhorar a sua estrutura.

O solo argiloso é um desafio para os jardineiros (OLYMPUS DIGITAL CAMERA image by dirtydancer from Fotolia.com)

Características físicas

Ao contrário do terreno arenoso, o solo argiloso tem partículas muito pequenas com poros minúsculos, também conhecidos como microporos. Como há mais espaços porosos, o solo argiloso tem um espaço total maior do que o arenoso, devido ao fato de o terreno absorver e reter mais água. Isso faz com que seja mal aerado e mal drenado. Mesmo quando ele fica seco, a textura fina de suas partículas cria uma união das partículas ou "torrão". Isso dificulta o trabalho na terra e esse é o motivo do termo "solo pesado". O termo "pesado" ou "leve" serve para indicar o nível da facilidade com que se pode trabalhar o solo e não para designar seu peso.

Loading...

Variação de temperatura

Com a má drenagem no solo argiloso, ele permanece saturado após o degelo da primavera e também após a chuva pesada. Quando isso acontece, as raízes das plantas são privadas de oxigênio, o que afeta diretamente em sua saúde. Como o solo aquece muito lentamente, isso atrasa o plantio de plantas, sementes e legumes no tempo certo durante a primavera. Isso encurta o período de germinação e é um problema especialmente nas áreas mais frias com estações de crescimento normalmente curtos.

Propriedade de xpansão e contração

Como os solos argilosos têm uma elevada capacidade de reter água, são propensos à alternação de contração e expansão no inverno, quando o solo congela e descongela. Isso é um problema, principalmente nos jardins setentrionais. Essa expansão e contração cria uma "agitação" que acaba por forçar as plantas a saírem do solo, muitas vezes em detrimento das raízes. Quando o solo argiloso seca, ele cria crostas e racha, inibindo a penetração das raízes e o surgimento de mudas. A rachadura danifica as raízes e outras partes das plantas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...