×
Loading ...

Quais são as causas de calafrios e de sentir-se muito frio?

Atualizado em 22 novembro, 2016

Quando você sente frio e coloca uma jaqueta, o calor geralmente se estabelece. Quando o frio não vem das condições do tempo, mas de uma doença ou de outras causas, essa causa ou essa doença devem ser tratadas.

Os calafrios podem ter como causa alguma doença (Comstock/Comstock/Getty Images)

Significância

Ter calafrios e sentir-se muito frio pode ser o resultado de uma doença e não de temperaturas de tempo frio. Quando o corpo e o sistema imune estão enfraquecidos, uma resposta natural geralmente é sentir-se com frio. Palidez, tremedeira, espasmos, lábios azulados e arrepios são sinais externos visíveis do calafrio.

Loading...

Considerações

Sentir frio e arrepios frequentemente são o primeiro sinal de uma infecção. O sistema imune do corpo é comprometido e enfraquecido, e o frio geralmente se estabelece. Tensão no corpo, febre e anemia podem fazer com que a pessoa sinta frio, já que o corpo tenta voltar à sua temperatura normal. Trate a causa e cure o frio e os calafrios.

Efeitos

Resfriados, gripes, infecções respiratórias e pneumonias podem causar calafrios e a sensação de frio. A faringite estreptocócica e as infecções virais também podem ser identificadas como causas diretas da sensação de frio e dos calafrios. A febre geralmente vem junto com essas doenças e causa arrepios e frio quando a temperatura do corpo fica elevada.

Aviso

Infecções na bexiga, nos rins, na pélvis, urinárias e a diarreia infecciosa podem causar calafrios. Às vezes, o calafrio é causado pela febre, outras vezes o frio é um resultado da baixa temperatura corporal.

Identificação

Muitas doenças e condições, geralmente acompanhadas pela febre, podem causar frio em uma pessoa. Elas incluem a Doença de Addison, a diabetes, cálculos biliares, queimaduras, ataque cardíaco, exaustão pelo calor, pedras nos rins, gangrena, menopausa, ataques de pânico, raiva, rubéola, herpes zoster, choque e tétano.

Geografia

A malária, uma doença indígena de países e climas tropicais, é transmitida por mosquitos. Essa condição causa calafrios, tremedeira, febre, vômito e dores nas articulações. Outras doenças tropicais, como a praga bubônica e o tifo, também podem causar calafrios.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...