Quais são as causas de derretimento de conexões elétricas?
Michael Blann/Digital Vision/Getty Images
O Código Elétrico Nacional (em inglês, NEC), em parceria com a National Fire Protection Association (NFPA), monitora a segurança das instalações elétricas nos Estados Unidos. A eletricidade é essencial para a vida cotidiana, mas falhas de fiação podem causar derretimento dos fios, resultando em incêndios.
Curto-circuitos
Os curtos-circuitos ocorrem quando um fio com tensão entra em contato direto com um fio neutro. Se isso acontecer, um fusível geral desarmará, cortando a eletricidade antes que uma conexão elétrica derreta. No entanto, se o fusível não desarmar e eletricidade continuar a fluir, os fios esquentarão. O calor irá derreter o revestimento plástico externo, o que pode pegar fogo.
Sobrecargas de energia
Quando você liga um aparelho elétrico, a corrente percorre através dos fios e conexões. Quanto mais energia o aparelho exige, mais corrente flui. Se o fluxo de corrente exceder as especificações do fio, o fio internamente começa a se aquecer. O uso contínuo do aparelho agrava a situação e pode, eventualmente, causar o derretimento do revestimento plástico exterior e conexões.
Fio enrolado
A eletricidade flui através de um fio e cria um campo eletromagnético. Em geral, você não pode ver, ouvir ou sentir. No entanto, você já pode ter notado um zumbido que vem dos grandes cabos elétricos suspensos. O campo elétrico é que faz este som. Um fio enrolado, como em um cabo de extensão, aumenta o campo eletromagnético e o resultado é a produção de calor. O fio então fica mais quente, fazendo com que o revestimento exterior de plástico se amoleça (e, portanto, enfraqueça), reforçando o campo elétrico e, eventualmente, fazendo com que o revestimento se derreta.
Combinações de derretimentos
O NFPA esclarece que os incêndios elétricos ocorrem frequentemente devido a um pequeno incidente que leva a outro, o que resulta numa combinação de fatos que causam o derretimento de conexões elétricas. O sobreaquecimento dos fios causados por um ou mais dos exemplos anteriores pode iniciar esse processo. Uma vez que o fio fica quente, o calor pode viajar ao longo do fio até chegar a uma conexão elétrica, como um plug em uma tomada de parede. Uma vez que as conexões na tomada ficam muito quentes, eles derretem e expõe os fios desencapados. Estes, finalmente, provocam um curto-circuito, que produz mais calor e derrete a ligação da tomada.
Referências
Sobre o Autor
James Stevens has been writing articles for market research companies in the U.K. since 1990. He has written various country profiles for inclusion in comprehensive market reports including Vision One Research and Investzoom Market Research. Stevens holds a General Certificate of Education from Chelmsford College of Further Education.
Créditos Fotográficos
Michael Blann/Digital Vision/Getty Images