Quais são as causas de um gatinho ter rabo curto?

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Os gatos adultos possuem um comprimento de rabo com cerca de 25 cm, contendo entre 21 e 23 vértebras. Gatinhos de rabo curto têm uma mutação genética que faz com que eles se pareçam diferentes do que aqueles que têm o rabo completo. Os rabos dos gatinhos de rabo curto variam de nada para um total de 25 cm com uma aparência dobrada ou enrolada. Existem diversos fatores que podem levar um gato a ter um rabo curto.
Mutação genética
Rabo curto é uma mutação genética que ocorre em alguns gatos, independentemente de sua raça, localização e filiação. Por ser mutação, um ou dois filhotes de uma ninhada podem ter um rabo curto, enquanto outros da mesma ninhada possuem rabos normais. O rabo curto acontece de forma aleatória por toda a população felina do mundo. Essas mutações ocorrem, muitas vezes, devido a alguns defeitos no tubo neural e esquelético, como a espinha bífida, embora muitos gatinhos de rabo curto estejam livres de problemas de saúde.
Características da raça
O rabo curto faz parte da característica da raça ou padrão para alguns gatos. Algumas raças com rabo curto foram criadas para as próximas gerações alcançarem uma aparência de rabo curto mais consistente, enquanto outros são desenvolvidos como um resultado de uma seleção natural. Gatos Highlander, Karellian Bobtails, Bobtail americano e gatos Manx são identificáveis devido aos seus rabos curtos. O Bobtail americano e o Bobtail Karellian são raças desenvolvidas com pouca ou nenhuma interferência de seres humanos e os criadores selecionam gatos individuais com fortes propensão para dar continuidade aos genes do rabo curto.
Acidentes e cirurgia
Acidente ou abuso intencional podem causar uma aparência de rabo curto em alguns gatos. Ossos quebrados, ligamentos e tecidos sensíveis no rabo de um gato podem causar uma aparência dobrada ou resultar na perda de uma parte ou totalidade do rabo. Uma alteração cirúrgica, que geralmente é realizada apenas quando é clinicamente necessário, como em casos de tumores e infecções, também pode dar uma aparência de rabo cortado semelhante ao de um cão.
Abuso
Alguns gatinhos que possuem rabo curto sofreram abuso. Em um caso de crueldade com animal, em 2008, uma mulher da Pensilvânia foi acusada de mudar a aparência de uma ninhada de gatinhos. Além de furar as orelhas e outras partes do corpo, ela enrolou um elástico apertado em torno dos rabos dos gatinhos e os incentivava a cair para dar-lhes uma aparência de rabo curto.
Referências
- Clinical Textbook for Veterinary Technicians; Joanna Bassert, Dennis McCurnin; 2009 [em inglês]
- Robinson's Genetics for Cat Breeders and Veterinarians; Carolyn M. Vella, Roy Robinson; 1999 [em inglês]
- Cat Breeds of the World; Desmond Morris; 1999 [em inglês]
- CBS News: ''Gatinhos góticos'', causa cruel [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Elizabeth Tumbarello has been writing since 2006, with her work appearing on various websites. She is an animal lover who volunteers with her local Humane Society. Tumbarello attended Hocking College and is pursuing her Associate of Applied Science in veterinary technology from San Juan College.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images