Quais são as causas das rachaduras no piso?
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
As principais causas de rachaduras em qualquer tipo de piso são contrapiso irregular, pouca aderência ao contrapiso e excesso de umidade, ou a falta dela. A qualidade e o teor de umidade do contrapiso podem afetar tanto revestimentos de cerâmica quanto de madeira, mas o clima do ambiente tem um efeito maior na madeira, que se expande e contrai com a umidade, e ambos os movimentos podem causar rachaduras.
Problemas no contrapiso
Rachaduras em contrapisos de concreto podem enfraquecer a cerâmica e trincá-la. Além disso, revestimentos que não foram instalados em uma superfície nivelada tendem a ficar dançando nos pontos mais elevados e podem acabar rachando se forem submetidos a uma quantidade suficiente de pressão. Rachaduras em pisos de madeira causadas por um contrapiso desnivelado costumam ser acompanhadas por rangidos e esponjosidade, ficando geralmente localizadas em volta de áreas irregulares.
Se uma cerâmica ou um piso de madeira começar a rachar por causa de um contrapiso rachado ou desnivelado, a única solução é remover o piso, ou pelo menos parte dele, e consertar a superfície.
Pouca aderência
É possível localizar as cerâmicas que se soltaram por meio do rejunte, que estará trincado ou ausente em volta delas. As rachaduras são causadas pelas peças à medida que são empurradas contra o rejunte devido ao tráfego sobre elas. Quando os pregos que seguram as tábuas de madeira se soltam, a chapa pode se erguer um pouco acima do nível do piso e a extremidade fica vulnerável a lascamentos. Uma causa frequente da soltura dos pregos é o empenamento da madeira, que cria uma força cisalhante ascendente que pode ser forte o suficiente para rachar a tábua no sentido do comprimento.
Excesso de umidade
O excesso de umidade no contrapiso pode causar pouca aderência da cerâmica e, por fim, trincas no rejunte. Entretanto, nos pisos de madeira, os efeitos podem ser mais sérios. A umidade pode fazer as tábuas incharem e, à medida que expandem, curvam-se para cima nas extremidades, criando uma condição chamada encurvamento. A tensão extra nas tábuas também pode ser o suficiente para rachá-las. Essa situação costuma afetar todo o piso, ou pelo menos a parte onde a umidade está infiltrando a partir do contrapiso. Para corrigir o problema, é necessário reassentar o piso depois de instalar uma barreira de proteção contra umidade.
Excassez de umidade
Nenhum piso de cerâmica sofrerá rachaduras se o ambiente for muito seco, mas a falta de umidade pode danificar um piso de madeira. À medida que as tábuas perdem umidade para o ar e encolhem, as ligações entre as fibras se enfraquecem e a madeira racha. Rachaduras resultantes dessas condições costumam começar nas pontas das tábuas e são frequentemente acompanhadas por frestas excessivamente largas entre elas.
As condições que proporcionam o surgimento desse problema podem ocorrer durante os meses de inverno em uma casa com aquecimento central. Manter um umidificador funcionando durante essa época do ano é uma forma de evitar que os pisos sequem e rachem.
Mais Artigos
Deve-se remover um contrapiso antigo antes de instalar um piso cerâmico?→
Razões por que o piso vinílico não cola→
Porque balcões de granito podem rachar em contato com pratos quentes?→
Causas de dormência no joelho→
A altura padrão de um peitoril de janela→
Vantagens e desvantagens de uma ponte suspensa→
Referências
Sobre o Autor
Chris Deziel has a bachelor's degree in physics and a master's degree in humanities. Besides having an abiding interest in popular science, Deziel has been active in the building and home design trades since 1975. As a landscape builder, he helped establish two gardening companies.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images