Quais as desvantagens do CRM?
customer service image by Kurhan from Fotolia.com
A Gestão de Relacionamento com o Cliente (GRC) é essencialmente uma estratégia para aumentar lucros a partir da fidelidade dos clientes. Coletar informações de diferentes fontes de dados pode ajudar a criar uma empresa com uma imagem mais completa de seus clientes, e essa informação influencia decisões em áreas como marketing, posicionamento e desenvolvimento. Apesar de a GRC ter começado com uma iniciativa tecnológica, ela floresceu em uma filosofia mais abrangente. Infelizmente, a GRC vem com algumas desvantagens inerentes.
Manutenção constante
A GRC requer trabalho adicional na entrada de dados. Isso pode se tornar entediante e repetitivo. Empregados devem adicionar uma grande quantidade de dados no início, e o banco de dados requer uma manutenção constante, o que exige recursos da empresa.
Dificuldade de trabalhar
Aprender a GRC requer treinamento. Os trabalhadores podem reclamar de sua complexidade, e sua empresa terá que investir em ensino para que usem de forma correta.
Desumanização
Muitos processos da GRC requerem interferência humana e não respostas mecanizadas. A desumanização desses processos pode diminuir sua efetividade. Enquanto a GRC pode certamente se provar útil, ainda precisará de um cérebro humano para criar modelos de sites, analisar e aplicar dados, e construir a lealdade com o cliente. Frequentemente, gerentes de empresas que investem em GRC, esperam que isso cuide de seu clientes de forma mágica e aumente drasticamente as receitas, porém a GRC precisa de recursos humanos para ser eficiente.
Integração
A GRC pode se provar difícil de integrar-se a outros sistemas. Se um certo sistema de GRC não é compatível com outros sistemas, como de e-mail ou de contabilidade, seu sistema não será eficaz.
Custo e lucro
A CRM não é lucrativa sempre. A despesas gerais podem se tornar extremamente grandes, já que é preciso pagar pela instalação, manutenção e, frequentemente, um servidor. A CRM tem diferentes valores dependendo do negócio; as suposições sobre a abordagem podem não ser aplicáveis para todos eles. Por exemplo, alguns negócios não terão mais lucro por terem clientes mais leais, mas sim por um grande volume de clientes.
Referências
Sobre o Autor
In 2008 Amanda Gronot began her professional career as a writer for a research company. She helped ghostwrite a book for a prominent CEO and has had essays and translations published in the prestigious classics journal "Helicon." Gronot graduated with a four-year Master of Arts/Bachelor of Arts in classics from Yale University.
Créditos Fotográficos
customer service image by Kurhan from Fotolia.com