Quais as desvantagens do CRM?

A GRC ajuda empresas a aprender mais sobre seus clientes

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A Gestão de Relacionamento com o Cliente (GRC) é essencialmente uma estratégia para aumentar lucros a partir da fidelidade dos clientes. Coletar informações de diferentes fontes de dados pode ajudar a criar uma empresa com uma imagem mais completa de seus clientes, e essa informação influencia decisões em áreas como marketing, posicionamento e desenvolvimento. Apesar de a GRC ter começado com uma iniciativa tecnológica, ela floresceu em uma filosofia mais abrangente. Infelizmente, a GRC vem com algumas desvantagens inerentes.

Manutenção constante

A GRC requer trabalho adicional na entrada de dados. Isso pode se tornar entediante e repetitivo. Empregados devem adicionar uma grande quantidade de dados no início, e o banco de dados requer uma manutenção constante, o que exige recursos da empresa.

Dificuldade de trabalhar

Aprender a GRC requer treinamento. Os trabalhadores podem reclamar de sua complexidade, e sua empresa terá que investir em ensino para que usem de forma correta.

Desumanização

Muitos processos da GRC requerem interferência humana e não respostas mecanizadas. A desumanização desses processos pode diminuir sua efetividade. Enquanto a GRC pode certamente se provar útil, ainda precisará de um cérebro humano para criar modelos de sites, analisar e aplicar dados, e construir a lealdade com o cliente. Frequentemente, gerentes de empresas que investem em GRC, esperam que isso cuide de seu clientes de forma mágica e aumente drasticamente as receitas, porém a GRC precisa de recursos humanos para ser eficiente.

Integração

A GRC pode se provar difícil de integrar-se a outros sistemas. Se um certo sistema de GRC não é compatível com outros sistemas, como de e-mail ou de contabilidade, seu sistema não será eficaz.

Custo e lucro

A CRM não é lucrativa sempre. A despesas gerais podem se tornar extremamente grandes, já que é preciso pagar pela instalação, manutenção e, frequentemente, um servidor. A CRM tem diferentes valores dependendo do negócio; as suposições sobre a abordagem podem não ser aplicáveis para todos eles. Por exemplo, alguns negócios não terão mais lucro por terem clientes mais leais, mas sim por um grande volume de clientes.

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