×
Loading ...

Quais são as outras opções para revestimento de parede além das placas de reboco?

As placas de reboco costumam ser utilizadas para revestir as paredes das casas, mas existem alternativas que permitem que você incorpore elementos criativos à decoração do interior. Muitos produtos ecológicos apelam para os que têm consciência ambiental e oferecem elementos naturais que, além de esteticamente agradáveis, preservam a qualidade do ar no interior da casa. Os revestimentos de parede alternativos se aderem diretamente às placas de reboco, assim como a outras superfícies, e são úteis na renovação da decoração de um cômodo, em reformas e novas construções.

Existem inúmeras opções de revestimento para parede que combinam com a decoração (Table with Ornaments image by Angel-Photos from Fotolia.com)

Folheado de pedras

Pedras colocadas em paredes internas podem criar uma atmosfera rústica e austera ou uma sensação de elegância suave e contemporânea. Elas levam um elemento terroso para o cômodo. Por causa de sua versatilidade em várias aplicações, a pedra costuma ser usada para destacar o ponto focal dos espaços. Os folheados de pedra são relativamente leves e podem ser aplicados em qualquer parede estruturalmente sólida. Indistinguíveis das pedras naturais aos olhos dos leigos, inovações recentes no processo de produção, com o uso de moldes personalizados, feitos a partir de pedras naturais, tornaram as pedras fabricadas mais rentáveis e cada vez mais procuradas. Também conhecidas como pedras cultivadas ou pedras falsas, elas consistem de cimento leve misturado com agregados rochosos, como xisto ou pedra-pomes, tingidos para imitar todos os tipos de pedras naturais. A instalação é relativamente simples e as instruções dos fabricantes costumam ser compreensíveis. De longa duração, baixa manutenção e versátil, o folheado de pedras leva textura e personalidade aos espaços internos.

Loading...
Uma aplicação de pedra sintética leva um estilo contemporâneo e antigo à decoração interna (stone wall image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Gesso veneziano

O gesso veneziano, originado na Itália séculos atrás e reconhecido pela durabilidade e beleza estética, suportou graciosamente o teste imposto pelo tempo. O gesso autêntico é composto por cal hidratada, mármore granulado e pó de mármore. Uma vez aplicado e seco, o verdadeiro gesso de cal readquire a dureza do mármore e retém os atributos de uma pedra natural: é respirável, lavável, tem baixa emissão de compostos orgânicos voláteis e é resistente ao fogo e ao mofo. Desejadíssimo por causa de sua longevidade e beleza, investir em uma composição de qualidade é essencial para o gesso de cal, mas a sua aplicação é tão simples que não é preciso um profissional para fazê-la.

O gesso veneziano é utilizado desde tempos antigos até o presente e oferece uma atmosfera natural (plaster wall image by charles taylor from Fotolia.com)

Apainelamento

Os painéis para interiores existem em uma ampla gama de materiais, inclusive madeira, bambu, lambri, pedra sintética e tijolo. Os painéis pré-fabricados permitem uma instalação fácil. A versatilidade de aplicação e a introdução de mais interesse e personalidade aos espaços internos aumenta o apelo dos painéis como revestimento de parede.

Os lambris, uma forma clássica de painéis utilizados para revestir apenas a parte inferior da parede, continuam a ser uma forma de aplicação elegante; eles podem ser manchados ou pintados, para combinar com as molduras no interior da casa. Fácil de ser lavado e retocado, ele ajuda a manter as áreas de grande circulação sempre limpas.

Os lambris são painéis clássicos que revestem a parte inferior da parede (Lovely Bright Room image by TMLP from Fotolia.com)

Ladrilhos

Materiais de superfície dura, como os ladrilhos, são os melhores para locais onde a umidade prevalece, como o banheiro, ou onde a facilidade para limpar as paredes é uma questão de praticidade. Uma grande seleção de materiais e modelos torna o ladrilho uma opção criativa, pois ele realça qualquer estilo de decoração, desde o contemporâneo até o rústico. Ladrilhos de pedras naturais incluem travertino, ardósia, granito, calcário, mármore e outros; eles precisam ser selados apenas uma vez para a aplicação nas paredes. Vidro, porcelana e cerâmica representam as opções de ladrilhos fabricados. Eles não absorvem a umidade como as pedras naturais, costumam ser mais baratos e duráveis.

Os ladrilhos funcionam bem como um revestimento de parede versátil e resistente (hard tile image by jimcox40 from Fotolia.com)

Materiais naturais

Como alternativa para os produtos de papel com aplicação adesiva, Marion Keeler, da Simon & Associates, Inc., sugere aplicar produtos com textura, para complementar a decoração. Novos desenvolvimentos na tecnologia verde resultaram em uma ampla gama de opções, incluindo composições têxteis com pedra, palha, casca de árvore e polpa de madeira, assim como raiom, poliéster e linho. Contudo, Keeler alerta que algumas marcas oferecem os produtos exclusivamente com seus serviços. Mesmo assim, uma grande variedade de revestimentos para parede feitos de fibras naturais, como o duraprene que imita tecido, gramíneas, treliças de papel, bambu e cascas de árvore orgânicas socadas a mão, estão facilmente disponíveis e introduzem naturalmente textura e padronagem ao espaço.

A cortiça, considerada benéfica para o meio-ambiente, absorve o som e funciona bem como revestimento de parede em espaços com controle acústico. Além disso, ela não emite gases e, portanto, mantém a qualidade do ar interno.

A cortiça é um produto natural e benéfico para o meio-ambiente (cork detail image by Dev from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...