Baquelite - Faça você mesmo
beads image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com
O baquelite é considerado o primeiro plástico completamente criado em laboratório. Esta resina de cor âmbar foi a princípio utilizada em indústrias, mas na década de 1920 ela passou a ser usada também em produtos para os consumidores em geral. Rádio, joias, relógios e botões foram feitos de baquelite nos anos 1920 e 1930. E você pode criar objetos do mesmo material, de inspiração vintage, na sua casa.
Step 1
Prepare-se para o trabalho. Cubra a área toda com papel manteiga para proteger os seus móveis de respingos de resina. Use também as luvas e os óculos para proteger suas mãos e olhos durante os trabalhos.
Step 2
Antes de misturar a resina, prepare os moldes que darão forma aos objetos. Passe uma camada do spray de separador de molde para garantir que o produto final possa sair com facilidade do molde depois que a resina curar. Você pode comprar tanto os moldes quanto o spray em lojas de artesanato.
Step 3
Faça a resina e a coloração. Você deve encontrar o baquelite e o catalisador necessário nas lojas de produtos para artesanato. Mas se tiver dificuldades, procure também nas lojas online. Com o material necessário em mãos, misture a resina ao catalisador. O pacote de resina deve explicar a proporção exata a ser usada. Nesta fase, você também deve adicionar a cor, se assim o desejar. Misture bem o pigmento à resina para obter uma cor homogênea.
Step 4
Despeje a resina nos moldes, cobrindo a parte exposta com papel manteiga. Deixe descansar por 24 horas até que a resina cure.
Step 5
Após remover a resina curada do molde, você pode desejar lixar e dar acabamento à peça, para criar uma superfície mais lisa. Use lixa 100/180 para acabar com imperfeições maiores e uma lixa 600/1500 para alisar a superfície. Se quiser selar o baquelite, use o selante após a fase de lixamento.
Referências
- The Craft Business Guide: Joias em resina [em inglês]
- Packaging Today: Baquelite [em inglês]
Advertência
- Lixa sua peça de baquelite em uma área bem arejada. A inalação da poeira pode ser um perigo à saúde.
Sobre o Autor
Eliza Herring has been writing professionally since 2007. She has worked as a contributing writer for "Lumina News" and "Topsail Voice" newspapers. Herring holds a Bachelor of Arts in English from University of North Carolina at Wilmington.
Créditos Fotográficos
beads image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com