Razões pelas quais saem fumaça e água pelo escapamento

Fumaça do escapamento

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Os carros usam motor de combustão interna, onde o líquido inflamável é queimado dentro dos cilindros, empurrando os pistões e alimentando o motor. Quando o pistão é empurrado, a fumaça gerada é levada para fora do carro pelo sistema de escapamento e finalmente sai na parte de trás. Não é raro ver água e fumaça saindo do escapamento, o que pode ocorrer por várias razões.

Condensação

Uma causa para a saída de água pelo escapamento, especialmente de manhã cedo, é a condensação. Durante a noite, o metal do sistema de escapamento se resfria para a temperatura ambiente. Quando você liga o carro, ele rapidamente se torna muito mais quente do que o ar em volta. O resultado é a condensação formada no escape. Quando esse líquido é jogado pra fora junto com a fumaça, dá a impressão de que água está vazando do veículo

Vapor de água

Quando o motor gira rapidamente, ele pode expelir o que parece ser uma fumaça anormal pelo escapamento. Isso provavelmente é o vapor da tubulação do escapamento aquecendo e vaporizando a condensação líquida que pode se formar no sistema. O que você pode estar vendo é vapor de água saindo pelo escapamento.

Fumaça durante o funcionamento

Seu sistema de escapamento é construído para carregar para fora, pelo tubo traseiro, a fumaça da combustão que já foi usada pelos pistões no motor. Pode não ser muito óbvio, especialmente se o veículo tiver um catalisador, mas se a temperatura estiver mais baixa, os gases serão mais visíveis. Esse é o mesmo efeito que ocorre com a nossa respiração quando está frio.

Fumaça branca em uma temperatura de operação normal

Se o escapamento estiver constantemente liberando fumaça branca quando não estiver frio, e continua ou começa quando o veículo já está funcionando há algum tempo, pode haver algum problema com o sistema de resfriamento do motor. Para ter certeza, visite um mecânico.

eHow Brasil
×