Quais são os perigos das cadeiras vibratórias para bebês?
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
As cadeiras vibratórias para bebês também são chamadas de "assentos vibratórios" ou assentos "de descanso". Muitas cadeiras de bebê oferecem uma opção de balançar junto com a vibração para manter o bebê entretido por mais tempo. A vibração também pode ajudar o bebê a adormecer. Apesar dos benefícios, no entanto, cerca de 2 mil bebês são feridos anualmente em assentos de balanço, de acordo com o "site" ConsumerReports.org.
Queda
Cadeiras vibratórias para bebês podem tombar ou cair de superfícies mais altas. O mecanismo de vibração do assento tende a movê-lo em superfícies lisas. Colocar o assento no topo de um balcão ou mesa aumenta este risco. O assento vibratório para bebê sempre deve ser colocado sobre uma superfície baixa e de preferência não escorregadia. Colocar o assento na cama também pode ser perigoso, pois se o assento tombar, o bebê corre o risco de asfixia.
Sistema de segurança
Quando uma criança começa a engatinhar, um assento de vibração pode ser perigoso. Verifique o limite de peso do assento. O limite está geralmente entre 8 kg e 13 quilos. Cadeiras vibratórias para bebês que se transformam em cadeiras de balanço podem acomodar crianças de até 18 quilos. O bebê deve estar sempre preso ao cinto do assento. No entanto, isto não é suficiente para fazer a criança não escapar. Sempre fique de olho nela, e não a deixe sozinha em um quarto. Se a cadeira foi transformada em uma cadeira de balanço, utilize o sistema de retenção até que a criança possa entrar e sair sem ajuda.
Síndrome da cabeça achatada
Deixar o bebê em um assento vibratório por muito tempo não é uma boa ideia. A Academia Americana de Pediatria diz que os bebês que passam muito tempo em assentos vibratórios (bem como assentos de carro) são mais propensos a desenvolver a plagiocefalia posicional, também conhecida como síndrome da cabeça achatada. Esta síndrome ocorre quando a cabeça de uma criança fica encostada em um assento por muito tempo, onde ela desenvolve um achatamento na cabeça. Uma opção é tirar o bebê do assento a cada 30 minutos. Outra é a compra de uma cadeira vibratória com uma almofada grossa para a cabeça da criança.
Riscos nos brinquedos
Alguns assentos com vibração vêm com uma barra de brinquedos, especialmente aqueles que se transformam em uma cadeira de balanço. Os brinquedos ficam pendurados na frente da criança e até podem reproduzir músicas ou fazerem ruídos quando puxados. Os pais devem verificar o compartimento da bateria para ter certeza de que está bem fechada, pois elas podem constituir riscos de asfixia. Apesar das barras de brinquedo parecerem seguras, elas nunca devem ser usadas como alças. Elas devem também ser removidas no momento apropriado. Depois que a criança cresce, os brinquedos podem balançar muito perto dela, pendendo machucar o rosto.
Mais Artigos
Como consertar uma cadeira executiva de couro no escritório →
O que é uma hiperextensão do pescoço em bebês prematuros?→
Sinais de que uma cadela da raça Pug vai entrar em trabalho de parto→
Por que os cães babam no carro?→
Como fazer uma roda para hamsters parar de fazer barulho→
Como consertar uma empilhadeira que não se ergue→
Referências
Sobre o Autor
Mark Shetsky began writing professionally in 2006. He has experience writing newsletters, brochures, press releases and media campaigns for not-for-profit agencies including Catholic Charities' "Compass" and March of Dimes. Shetsky is a U.S. Air Force veteran, has an Associate of Applied Science in liberal arts from Corning Community College and attended University of Southern Indiana, majoring in elementary education.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images