×
Loading ...

Por que os cães babam no carro?

A maioria dos cães, com algumas exceções, adora colocar a cabeça para fora da janela do carro e passear nele. Porém, alguns ficam enjoados ou assustados por estar em um carro. Os cães babam por muitas razões, como náuseas e estresse. Alguns cães, é claro, babam naturalmente ou excessivamente porque têm a papada solta. Se um cão só baba quando está em um carro, provavelmente é porque está se sentindo desconfortável com a situação.

Nem todos os cães gostam de passear de carro (chien image by Alizée.R from Fotolia.com)

Efeitos

Cães que não foram acostumados a andar de carro quando eram pequenos ou aqueles que andam de carro apenas para ir a lugares desagradável, como o veterinário ou petshop, podem ter medo, ficar estressados ou associar o veículo a más experiências. Babar no carro é um sinal de estresse, especialmente quando acompanhado por tremores e orelhas e rabo baixos. Alguns cães são propensos a sentir enjoo com o movimento, especialmente quando filhotes. Se eles se sentem mal ou vomitam toda vez que entram em um veículo, isso pode deixá-los estressados. Isso pode acabar se tornando um ciclo vicioso e, mesmo que o enjoo passe, eles continuam babando quando expostos à situação.

Loading...

Identificação

Se você não tem certeza se a salivação é simplesmente porque o cão está se sentindo enjoado, ou porque está ansioso pelo passeios, pergunte ao seu veterinário sobre alguma medicação para eliminar as náuseas e o enjoo. A náusea é muitas vezes acompanhada de vômito, principalmente em passeios mais longos - o tempo de demora até que o cão vomite pode variar. Se o cão nunca vomita, mas treme, baba e parece estar com medo, é provável que esteja mais ansioso do que doente.

Cão ofegante

Quando o cão está ofegante tem-se outro sinal de ansiedade, muitas vezes acompanhado de baba. Isso também pode ser um sintoma de calor - os cães são menos tolerantes ao calor do que os seres humanos, especialmente se eles têm muito pelo ​​e focinhos curtos. Lembre-se que um carro fechado pode aquecer a níveis letais em poucos minutos. Confira se o seu cão está ofegante e babando por causa do calor. Cães que estão se sentindo enjoados e prestes a vomitar costumam manter suas mandíbulas bem fechadas enquanto que a saliva sai pelos cantos da boca. Cães com náuseas costumam lamber superfícies que estão próximas a ele, como o banco do carro ou o vidro da janela.

Prevenção e solução

Se a ansiedade estiver fazendo seu cão babar, comece aos poucos a dessensibilizá-lo quanto ao carro. Comece dando uma guloseima ou brinque com ele perto do carro, com a porta aberta. Faça o mesmo dentro do carro com o motor desligado - você pode até tentar alimentá-lo no carro. Passe a fazer exercícios com o motor ligado e, depois, dirija um pouco pela rua. Se o cão gosta de passear, entre no carro, dirija uma quadra e, em seguida, coloque a coleira nele e faça uma caminhada. Substituir as associações negativas com as positivas funciona muito bem, embora possa levar algum tempo. A forma mais segura para fazer um cão andar no carro é deixá-lo preso ao cinto de segurança ou dentro de uma caixa para transporte. Se o seu cão adulto ou filhote estiver acostumado com a caixa e se você tiver espaço para ela dentro do veículo, coloque jornais em seu interior antes de colocar o cão. Se ele vomitar, ao menos será mais fácil de limpar.

Advertência

Se a baba faz parte de um comportamento novo, dentro ou fora do carro, leve o cão a um veterinário. Algumas causas mais graves como um envenenamento, um dente infectado ou uma lasca podem ser o motivo da baba.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...