Quais os répteis que não põem ovos?

A jibóia é uma das maiores cobras do mundo e uma das poucas a não serem de ovos

Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images

O nascimento de criaturas vivas, em oposição a postura dos ovos, ocorre quase que completamente nos mamíferos. Com apenas duas exceções, a equidna eo ornitorrinco, todos os mamíferos dão à luz a criaturas vivas. Répteis, por outro lado, quase exclusivamente põem ovos para chocar seus filhotes. Como os dois mamíferos raros que põem ovos, esta tendência é quebrada para répteis por algumas espécies que dão à luz os seus filhotes.

Jibóia

Todas as espécies de jibóias dão à luz filhotes vivos. São uma das maiores espécies de serpentes do mundo e podem ser encontradas ao longo do equador e do hemisfério sul. Elas também podem ser encontradas no oeste da América do Norte. Jibóias não são venenosas. Elas caçam e matam primeiro emboscando e, em seguida, apertando a sua presa até a morte.

Víboras

Víboras são cobras venenosas pesadas ​​com dentes que se dobram para trás na boca até que esteja pronta para atacar. Elas podem ser encontradas em toda a África e Eurásia. A áspide é um tipo bem conhecido de víbora. Todas as víboras dão à luz filhotes vivos.

Serpente de liga

Serpentes de liga abrangem uma ampla variedade de cobras que podem ser encontradas em toda a América do Norte. São consideradas tecnicamente não-venenosas, já que possuem uma neurotoxina, mas é muito fraca para causar qualquer dano aos seres humanos. Além disso, a serpente de liga não tem maneira eficaz de administrar o veneno. Todas as cobras são ovovivíparas, o que significa que os embriões ainda desenvolvem dentro de ovos, mas são mantidos dentro do corpo da mãe até que estejam prontos para eclodir, dando à luz filhotes vivos.

Mabuya

A mabuya é um tipo de lagarto que pode ser encontrado em todo o mundo. Há centenas de diferentes espécies desses lagartos. Três espécies de lagartos dão à luz filhotes vivos: lagartos das Ilhas Salomão, lagartos de língua azul e o escinco-de-cauda-truncada. Lagartos das Ilhas Salomão, que têm uma cauda preênsil, são encontrados em Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão. Lagartos de língua azul são encontrados na Austrália, Tasmânia e Nova Guiné e são nomeados por sua língua azul escura. O escinco-de-cauda-truncada, que é encontrado no sul e no oeste da Austrália, é a única outra espécie de mabuya que tem nascidos vivos.

Camaleão de Jackson

Camaleão do Jackson é um verdadeiro camaleão que é nativo do Quênia. É notado por três chifres de aparência pré-histórica em sua testa. O camaleão de Jackson tem a capacidade incomum de focar seus olhos em duas direções diferentes ao mesmo tempo. Seu cérebro é projetado para processar os dois sinais visuais separadamente. O camaleão de Jackson é o único outro tipo de réptil que tem nascidos vivos, em vez de colocar ovos.

eHow Brasil
×