×
Loading ...

Quais são os seis elementos do método científico

O método científico é o processo pelo qual uma hipótese científica é elaborada, testada e então analisada. Ele é introduzido para a maioria das pessoas na escola primária, e fazer com que as crianças apliquem os seis passos dele em um projeto de sua escolha é uma ótima maneira de levá-las a refletir sobre os resultados de maneira lógica.

O método científico é usado por cientistas modernos (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)

Questões

O primeiro passo do método científico é propor uma questão. Isto pode ser abrangente como "O que foi que matou os dinossauros?" ou específico como "Por que um ovo flutua em água salgada?". Tenha em mente que quanto mais específica a pergunta, mais fácil será montar o experimento, mas perguntas abrangentes dão margem para um espectro mais amplo de descobertas.

Loading...

Pesquisa

Uma vez que você tenha a questão em mente, você irá pesquisar tudo sobre aquele problema, parcialmente para saber do que já foi descoberto sobre o mesmo e em parte para verificar experimentos semelhantes já realizados. A internet facilita a pesquisa e a encontrar informações sobre o problema.

Elaborar a hipótese

O próximo passo do método científico é elaborar uma hipótese. Ela é meramente um palpite informado para se identificar o que orienta a resposta pretendida para sua pesquisa. Pode ser tão específico quanto se queira. Por exemplo, se escolher responder a "Por que o ovo flutua em água salgada?", baseando-se em sua pesquisa, você pode propor que, por alguma razão, é o sal que faz o ovo flutuar.

Experimentação

O experimento deve ser projetado para determinar se a hipótese está correta ou não. Você pode montar o experimento como desejar, mas tenha em mente que ele deve lhe conduzir a uma resposta relacionada a sua pergunta. Se continuar com a hipótese do "ovo", você pode colocar o ovo tanto na água salgada quanto doce. Além disso, é possível ir mais além colocando outros objetos e verificando se eles flutuam.

Análise

A análise é a parte mais fácil do método científico. Uma vez que tenha completado o experimento, você simplesmente anota os resultados. É importante que essa descrição dos resultados seja o mais precisa e específica possível.

Conclusões

Finalmente, você irá determinar se a hipótese estava correta e se sua questão foi respondida com base na análise dos resultados de seu experimento. Além disso, você pode dizer se o experimento foi útil ou não e se mais testes são necessários.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...