Quais são os sintomas de uma concussão em cães?

As concussões podem ter sérias consequências para o seu estimado bichinho

dog image by Mat Hayward from Fotolia.com

Assim como os humanos, os cães podem sofrer uma concussão na cabeça, frequentemente causada por uma paulada ou uma lesão. Alguns dos casos mais comuns para as concussões em cachorros são acidentes de carro, atropelamento por uma bicicleta, pancada por bastão de beisebol ou lutas com outros animais. As concussões podem levar ao inchaço, ferimentos, sangramentos e em último caso, à uma disfunção cerebral do seu bichinho de estimação. Alguns sinais indicativos irão lhe mostrar se o seu cão sofreu uma concussão.

Ataques

Ataques

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Se o seu cão começar a apresentar ataques, há um problema implícito. Ataques podem frequentemente indicar lesão cerebral em um animal de estimação.

Inconsciência

Cão inconsciente

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Pode parecer óbvio, mas se o seu bichinho parece estar dormindo, mas não reage, ele pode ter tido uma concussão. Observe seu cachorro toda vez que ele for dormir após um ferimento na cabeça. Ele responde quando você chama? Chamar você desperta ele? Um bichinho inconsciente precisa ser levado ao veterinário imediatamente.

Cabeça inclinada

Cabeça pendendo para o lado

Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

Parece fofo quando seu cãozinho inclina a cabeça para o lado, mas isso também pode indicar uma lesão no cérebro. O cão sabe que há alguma coisa errada e está fazendo o que pode para compensar.

Pernas rígidas

Pernas endurecidas

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

O cérebro diz a cada parte do corpo o que fazer e como se mover. Quando seu cão sofre uma lesão de qualquer tipo e mais tarde parece ter problemas em andar, deve ter havido uma concussão. Pernas endurecidas não são somente um sinal de idade avançada nos animais de estimação. Também podem indicar um problema mais grave.

Pernas flácidas

Pernas moles

Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

Inversamente, quando as pernas de seu cachorro parecem ter virado espaguete e ele apresenta problemas em ficar de pé, o cérebro pode estar sinalizando uma lesão.

Diferença de tamanho das pupilas

Olhos com pupilas de tamanhos diferentes

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

Você se lembra de quando a enfermeira da escola costumava apontar uma luz para os seus olhos após uma queda no parquinho? Ela estava checando se as pupilas tinham tamanhos diferentes, uma indicação de concussão. Os olhos dos cães responderão da mesma maneira após uma pancada na cabeça.

Movimento irregular dos olhos

Movimentos irregulares dos olhos

Apple Tree House/Lifesize/Getty Images

Movimentos atípicos ou irregulares dos olhos do seu cão são um sinal certo de que ele sofreu um ferimento na cabeça. Isso significa que os nervos ópticos, localizados bem próximos ao cérebro, foram impactados.

Orelhas ou narinas sangrando

Sangramentos nas orelhas e narinas

Apple Tree House/Lifesize/Getty Images

Nunca é normal para um cão sangrar pela narina ou orelhas. Se o seu cão está assim, ele precisa de atendimento médico urgente.

eHow Brasil
×