O que significa quando as orelhas de um gato ficam abaixadas?
BananaStock/BananaStock/Getty Images
É importante observar a linguagem corporal de seu gato para entende-lo e dar a ele o cuidado e atenção necessários. Podem haver momentos em que você pensa no que fazer quando o gato olha para você com as orelhas abaixadas. É possível, frequentemente, saber o que um gato está pensando observando as orelhas dele: quando elas se abaixam, tome cuidado, porque é um sinal de perigo.
As orelhas de gato
Um gato tem 20 músculos que controlam a orelha, que pode virar até 180 graus. Geralmente, as orelhas do gato estão para frente e, ligeiramente, para cima, o que indica um gato contente. Você perceberá que as orelhas começam a movimentar-se de acordo com o humor do gato, mudando de contentamento para medo ou nervosismo. Seu gato pode estar ficando estressado se suas orelhas moverem-se para os lados e então para trás.
Orelhas abaixadas indicam impasse
Tipicamente, o gato está sentindo medo ou está nervoso quando suas orelhas estão completamente abaixadas contra a cabeça. Isso pode dizer que o gato está bravo, amedrontado ou ambos. Essa linguagem corporal pode indicar que o gato está pronto para atacar.
Outros sinais
Observe outros sinais de que o gato está em um modo agressivo, já que orelhas abaixadas podem indicar alguma infecção que exige a atenção de um veterinário. Se as orelhas abaixarem-se repentinamente e você notar outros sinais, como os bigodes abaixando-se também, ele está, provavelmente, agitado. Ele também poderá afastar-se, de lado, do que está causando impasse, enquanto continuar olhando. Poderá também emitir um certo miado para expressar irritação.
O que fazer
Se você deparar-se com um gato de orelhas abaixadas e em posição agressiva, afaste-se devagar, para dar a ele espaço. Não o faça sentir-se ameaçado, o que o fará sentir-se ainda mais em perigo. Deixe-o acalmar-se e perceber que não há motivos para temer você. Se o gato estiver sendo agressivo com outro gato ou outro animal, separe-os imediatamente, para evitar uma briga.
Referências
Sobre o Autor
Based in the Washington, D.C., area, Dan Taylor has been a professional journalist since 2004. He has been published in the "Baltimore Sun" and "The Washington Times." He started as a reporter for a newspaper in southwest Virginia and now writes for "Inside the Navy." He holds a Bachelor of Arts in government with a journalism track from Patrick Henry College.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images