Como realizar os primeiros socorros de aves feridas

••• Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Os pássaros estão sempre se metendo em algum tipo de problema, seja batendo em uma janela ou caindo de um ninho. Antes de tentar ajudar um pássaro ferido, tenha certeza do que causou o ferimento para averiguar a necessidade dos primeiros socorros. Muitas vezes o pássaro está simplesmente atordoado e precisa de um momento para se recuperar. No caso de cair do ninho, tenha a certeza de que os pais estão por perto, cuidando do passarinho, e que não precisam da sua ajuda.

Passo 1

Pegue a ave com cuidado e procure por lesões óbvias. Caso não encontre qualquer sangramento ou ossos quebrados aparentes coloque o pássaro de volta no chão e o observe, para ver se ele se recupera por conta própria. Mantenha outros animais longe dele, enquanto ele toma o tempo necessário para recobrar seus movimentos antes de voar para longe.

Passo 2

Verifique as asas e as pernas, dependendo do tipo de pássaro uma asa quebrada ou perna pode significar o fim de sua vida na selva. Ossos quebrados podem ser indicados por uma perna ou pé torcidos para fora da posição adequada ou uma asa inclinada em um ângulo estranho. Nunca tente consertar ou manipular um osso, pois poderá fazer mais mal do que bem. As aves podem sofrer choque, em resultado de uma lesão ou por serem tratadas por um ser humano. Leve o pássaro para o hospital de reabilitação da vida selvagem mais próximo, assim que puder.

Passo 3

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Observe o pássaro ferido de trinta minutos a três horas, para dar tempo para se acostumar com seu entorno, se não for ferimento grave. Não é necessário alimentar um pássaro no momento em que você pegá-lo, a menos que ele esteja, obviamente, desidratado ou com fome.

Passo 4

Olhe para as garras da ave. Um pássaro poderá sangrar até a morte, como resultado de uma unha quebrada. Se o sangramento estiver abundante, aplique amido de milho, geralmente para a hemorragia. Quando o sangramento for menor, basta colocar uma compressa de gaze sobre a ferida e aplicar pressão até que ela pare. Se o sangramento for em uma grande veia, leve a ave a um veterinário, o mais rapidamente possível, enquanto pressiona a ferida.

Passo 5

Lide com o pássaro com cuidado, mas não tenha medo. Nunca esprema um pássaro. Sempre se mova lentamente e fale baixinho, para tranquilizá-lo. Use luvas ao aves com bico muito grande ou garras.

Passo 6

Tente saber se o pássaro ingeriu veneno, às vezes um pássaro não terá ferimentos visíveis, mas pode ter outros sintomas como pernas paralisadas, corpo magro, tremores e fezes esverdeadas. A ave pode ter sido envenenada, então a mantenha aquecida e tranquila e dê uma solução de "Gatorade" para ela beber. Ela provavelmente não sobreviverá.

Mais recentes

×