×
Loading ...

Quais tipos de latas ou metais enferrujam rapidamente?

A ferrugem é um sinal comum de uso, desgaste e efeitos do tempo nos metais. Quimicamente, é causada pela oxidação que ocorre quando o oxigênio do ar reage com uma superfície metálica, como o ferro. Embora seja um processo natural, a ferrugem pode danificar ou tornar inutilizáveis ​​latas e outros itens.

Vários metais são propensos à oxidação (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Fatores que aceleram a ferrugem

Alguns fatores ambientais podem gerar a ferrugem, inclusive, algumas pessoas empregam esses fatores para acelerar o processo para fins estéticos. A exposição ao ar (especificamente, ao oxigênio do ar) é a principal causa de ferrugem, por isso, o metal que está constantemente exposto ao ar livre (por exemplo, um martelo deixado fora da caixa) enferruja mais rápido. Sal e água salgada também aceleram a oxidação. Para retardar esse processo, alguns metais são revestidos com uma fina camada de substância resistente à oxidação (tais como o estanho). Inversamente, a ausência de tal proteção pode fazer com que os objetos metálicos fiquem enferrujados mais rapidamente.

Loading...

Aço

O aço é uma das ligas metálicas mais duráveis ​​e úteis, mas ainda é propenso à ferrugem. O aço inoxidável é, na verdade, revestido com uma mistura especial de cromo, silício, carbono e níquel. Sem esse revestimento, ele irá enferrujar rapidamente, pois a reação com a água e o ar forma um hidróxido na superfície, reconhecível como ferrugem.

Latão

O latão, composto por cobre e zinco, também é propenso à oxidação. Por essa razão, é melhor utilizado para fins de interiores (como castiçais). No entanto ele é, muitas vezes, revestido com uma liga metálica que o protege contra a corrosão.

Ferro

O ferro também é propenso à ferrugem. O oxigênio se liga aos átomos de ferro, formando óxido de ferro. A maioria das latas não são feitas com esse material, mas os itens compostos por ele enferrujam rapidamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...